Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Ar condicionado e potência do motor

artigo de: Blog| Dicas de Manutenção
Consulta Auto Imagem padrão

Entre um dos itens mais procurados por consumidores está o ar condicionado, além de permitir conforto ajuda também aumentar a segurança dos condutores e passageiros devido o vidro se manter fechado.

Porém esse item consome uma certo potencia do motor, essa potencia é consumida pelo compressor para que o ar condicionado possa funcionar. Vamos entender por partes por que isso ocorre.

Como funciona o Ar Condicionado

O ar condiciona precisa controlar a temperatura, umidade e a qualidade interna do carro. Então para que isso aconteça tudo se inicia no compressor, ele comprime os gás e manda para o condensador.

No condensador ele transforma o gás em parcialmente liquido e dela vai para o filtro de secagem, onde reserva apenas o líquido e encaminha para o evaporador.  Na entrada do evaporador existe a válvula de expansão fazendo que o o liquido se transforme em gás novamente.

O evaporador é responsável por retirar o de calor da cabine do carro , com o gás circulando dentro dele a 2°c ele retira o calor que está na parte interna no veículo o que acaba aumentando a temperatura no gás que volta para o compressor para reiniciar o processo.

Então qual é o momento que o motor perde a potência

Conforme explicamos acima, todo o processo de refrigeração do carro se inicia no compressor.

O compressor necessita de muita potência para funcionar para isso ele fica acoplado ao motor de seu carro. Na maiorias dos carros o compressor geralmente possui 125 cilindradas ou seja quase um motor de uma moto. O compressor pode utilizar cerca de 20% da potência do motor, para que possa realizar toda a parte de refrigeração do carro.

Dicas para evitar perda de potência do motor ao ligar o ar

  • Para veículo que possuem um motor 1.0, procure desligar o ar quanto pegar subidas muito íngremes.
  • Procure evitar ligar o carro e o ar ao mesmo tempo. Como o motor ainda não está totalmente lubrificado devido a circulação do óleo, pode dar uma sobre carga, então ligue primeiro o motor e depois de 1 minuto ligue o ar.
  • Troque o filtro do ar a cada 10 mil km. No caso de pessoas que andam frequentemente em estradas de terra, a troca deve ser realizada a cada 7 mil km.
  • Se poder sempre dê preferencia a ar condicionados de fábrica, que geralmente já estão ajustado de acordo como giro do motor.
  • Evite ligar o ar quando o carro está em rodovias e com uma rotação muito alta.

Outra coisa que diminui a potência do motor é o tipo de combustível que você usa e como usa principalmente se o veículo for FLEX, veja mais informações em nosso artigo Tipo de Combustível e a saúde do motor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.