Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Problemas no Ar-condicionado do carro.

artigo de: Blog| Dicas de Manutenção
Consulta Auto Imagem padrão

Verão chegando e cada vez mais comum deixar o ar-condicionado ligado durante os trajetos feito por seu carro. Porém, dependendo o tempo que você possui o veículo irá reparar qeu está demorando mais para que o ambiente seja refrigerado ou até mesmo o ar que está saindo não está mais tão gelado como antigamente.

Nesse caso a primeiro coisa que vem a cabeça é – “Precisa fazer a carga do gás.”

E muitas vezes só isso não adianta.

O circuito do gás no sistema de ar condicionado.

Sistema do ar-condicionado de carros

Como você pode perceber na imagem acima, o sistema do ar-condicionado para veículos possui um circuito fechado, onde todo o gás circula para realizar a refrigeração interna no veículo.

Tudo se inicia pelo compressor, onde faz todo o gás  circular de forma comprimida até chegar no condensador. No condensador o gás se transforma em um líquido, que enviado para o secador que encarregador de absorver a umidade.

Em seguida, o gás passa por uma válvula de expansão que tem como princípio expandir no evaporador e depois o gás retorna para o compressor para iniciar todo o processo novamente.

A perda do gás refrigerante pode ser devido a um vazamento que pode se encontrar nesse circuito. O degaste de juntas de mangueiras, poros na mangueira, nos cruzamentos do acoplador e selos durante todo esse processo pode ocasionar a perda do gás fazendo que a refrigeração então não funcione adequadamente.  Se apenas for feita a recarga possivelmente o veículo poderá enfrentar o mesmo problema mais pra frente.

O ideal é levar o veículo em uma empresa especializada que realize um diagnostico de vazamentos. Esse diagnostico é realizado através de um óleo que possui um detector ultra-violeta, que auxilia identificar o vazamentos pelo circuito.

É bom lembrar que o sistema de ar-condicionado do carro precisa suportar uma série de solicitações, como variações de temperatura do motor, trepidações, solavancos e que, se a instalação não for bem feita, você poderá ter problemas frequentes de perda do gás.

Dica Extra : Por que o carro perde potência quando ligar o ar-condicionado ?

Você já deve ter percebido que o carro perde um pouco a potência quando você liga o ar-condicionado, para ver o porque acontece isso veja nosso artigo – Ar condicionado e potência do motor

Vai comprar um Usado ?

Veja quanto proprietários ele já teve com nossa consulta Histórico de veículo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.