Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

15 dicas para economizar combustível

artigo de: Blog| Dicas de Manutenção
Consulta Auto Imagem padrão

No modo que você dirigi até a escolha no posto que abastece influencia na economia no consumo de seu carro.

O conjunto de três ingredientes que irá fazer seu carro consumir menos combustível são:

  • Dirigir de maneira correta
  • Manutenção do Veículo em dia
  • Cuidado ao escolher onde abastecer

Costumes simples de como calibrar o pneu já é um fator que pode influenciar muito na consumo.

Com base pesquisa separamos 15 dicas que podem te ajudar a poupar um bom dinheiro com combustível.

1- Pneus Calibrados

Um fator tão simples que ajuda muito em diminuir o consumo. Quando murchos ou calibrados de maneira errada levam ao carro usar mais gasolina ou  álcool que o comum além de também dificultar na direção. A calibragem de ser feita de forma quinzenal, seguindo rigorosamente as orientações da montadora, que  sempre são diferentes para traseira e dianteira do veículo e se o veículo estiver carrego ou não. Essas informações você pode encontrar no manual do proprietário  ou em um adesivo colado na tampa do tanque ou na porta do motorista.

2 – Quantidade de Peso

Talvez não seja nenhuma novidade, quanto mais pesado o veículo esteja maior o consumo de combustível. Devido a maior aceleração para pode se mover, por isso fique sempre atento ao peso máximo recomendado pela montadora. Apenas 40 quilos  de excesso aumenta o consumo em 2%.

3- Troca de Marcha

A troca de marcha faz muita diferença no consumo. Todos os veículos trazem no manual do proprietário a velocidade certa para a mudança, que deve levar em conta o torque do carro. Um carro a 40 km/h não pode estar em 5ª marcha, por exemplo. Assim como você não deve chegar a 100 km/h em segunda. Nos dois casos estará gastando mais do que o necessário. O uso do câmbio de ser suave, sem necessidade de “espichar” até o fim.

4 – Aceleradas

Evite aceleradas bruscas e desnecessárias. Isso afetará muito a média de combustível. Também não há necessidade de ficar aquecendo o carro pela manhã antes de sair da garagem. Nos modelos com injeção esse aquecimento é feito automaticamente pelo sistema. Nos carros zero quilômetro é recomendado deixar o veículo ligado na primeira partida por alguns minutos nos primeiros 1 mil quilômetros. No demais, basta ligar e sair rodando.

5 – Aditivada

Em um primeiro momento, a aditivada não influencia no consumo do carro. A função dela é manter a limpeza e preservar o motor. Mas um motor mais limpo e sem desgaste pode apresentar melhora de desempenho, o que inclui economia de combustível a médio prazo.

6 – Velas

As velas estão entre os itens de manutenção que mais influenciam no consumo dos carros.  Elas precisam ser trocadas exatamente com a quilometragem recomendada pela montadora, que varia de modelo para modelo. E quando uma estragar, todo o jogo deve ser substituído por peças com as mesmas especificações. A função das velas é gerar energia na câmara de combustão para iniciar a queima da mistura ar/combustível. Se ela está ruim, essa queima fica irregular, o que reflete diretamente no aumento do combustível injetado.

7 – Vidros abertos

Andar com os vidros abertos interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustível, especialmente a mais de 80 km/h.

8 – Evite apetrechos

Antes de instalar qualquer acessório no carro, consulte um especialista. Objetos que mudam as características originais tendem a provocar maior resistência contra o ar. Aerofólios, suportes e rodas fora do padrão, por exemplo, influenciam diretamente na aerodinâmica e, consequentemente, no aumento do consumo.

9 – Combustível de boa qualidade

Nada mais prejudicial para o carro do que combustível batizado. Gasolina com querosene ou etanol com água interferem muito na média de combustível porque a leitura do sistema de injeção eletrônica é afetada pela composição errada. Por isso, abasteça sempre em postos com o selo da ANP e dê preferência a grandes redes.

10 – Atenção no trânsito

Seu comportamento no trânsito é fundamental para economia de combustível. Próximos aos semáforos, por exemplo, diminua a velocidade se o sinal estiver vermelho. Assim, não é preciso parar completamente e a retomada da velocidade será mais suave. Evite aquele ziguezague entre os carros. Isso só causa estresse e aceleradas desnecessárias. E abandone o hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo.

11 – Filtros

Os filtros de ar e combustível precisam ser trocados nas datas previstas pelas montadoras, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais, já que a mistura fica irregular.

12 – Ar condicionado

Você não vai passar calor, claro. Mas em dias de temperaturas amenas é possível desligar o ar condicionado. Ele aumenta, em média, 20% o consumo do veículo.

13- Sem banguela

Aquele costume antigo de deixar o carro em ponto morto em descidas, a “banguela”, é coisa do passado. O veículo deve ficar sempre engrenado. Assim, gasta menos combustível do que se estiver em ponto motor. A injeção eletrônica identifica que não é preciso aceleração e corta o combustível.  Evitar a banguela também é questão de segurança porque o carro aproveita o freio-motor.

14 – Rodas alinhadas

O alinhamento das rodas é fundamental para aerodinâmica do carro. Se o veículo está fora de geometria, as rodas serão arrastadas, em vez de somente girar. Automóvel alinhado, sim, economiza combustível.

15 – Excesso de velocidade

Para sua segurança e economia, respeite os limites de velocidade. Um carro consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h do que quando está a 80 km/h.

Quer  uma ajudinha para decidir entre o Álcool ou Gasolina ?

Hoje com o mundo moderno, temos acesso a muitas facilidades graças ao Smartphones.  Sabia que tem aplicativo que calcula qual combustível compensa mais?

Não deixe de conhecer nosso outro artigo que lista os principais APPs do mercado para te ajudar nessa escolha – APPs ajudam decidir entre Álcool ou Gasolina.

Gostou de nosso artigo, você sabe mais algumas dicas?

Comente com a gente.

Quer saber quais foram os proprietários anteriores de seu veículo ?

Consulte com a gente Consulta Histórico de Veículo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.