Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Como usar o Farol ?

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Uma pergunta que parece obvia mas na verdade tem mais de uma resposta, para sermos sincero, existem muitas.  O farol não se liga somente quando anoitece, existe a forma correta  e locais  em que devem ser ligados.

Veja a seguir.

Quando usar a Luz Baixa?

Na verdade ela é a mais utilizada, ou deveria, a luz baixa é sempre usada quando anoitece. Mas também existem outras ocasiões  em que deve ser usada, mesmo ao dia.

  • Atravessar túneis, mesmo que iluminados e durante ao dia;
  • Em caso de chuva e neblina;
  • Usar quando circula em rodovias, apesar de ser uma apenas uma recomendação , contribui muito a visualização de seu veículo a outros motoristas;
  • Em locais fechados com pouco luminosidade com estacionamentos.
  • Utilizar farol baixo sempre quando está seguindo outro motorista, pois o alto pode ser refletido no rosto no motorista da frente atrapalhando sua visão.

Quando usar o farol alto ?

A luz alta deve ser usada somente quando não há nenhuma iluminação da via e não houver outro veículo em sua frente ou sentido contrário.

Qual diferença entre farol de milha e farol de neblina ?

Apesar de muitos acharem que é a mesma coisa, não são. Esses dois faróis são auxiliares porém para  funções e momentos diferentes.

O farol de milha é um farol para longo alcance, sendo recomendado somente para altas velocidades e não haja outros motoristas à vista. Pode ser usado quando não existe na via nenhuma iluminação mas não pode haver também veículos a frente ou em sentido contrário.

Já os faróis de neblina são os chamados farol de facho largo, ou seja eles são projetados para iluminara a via por debaixo da neblina ou até mesmo iluminar aquelas curvas em estradinhas sinuosas ajudando a visualização de irregularidades e sinalizações horizontal. Vale lembra que o farol de neblina não substitui o farol baixo e pode ser usado em qualquer momento desde que a luz seja de baixa intensidade.

Geralmente os faróis de neblinas são acionados junto com o farol baixo e são instalados normalmente entre 40 e 60 cm de altura do solo.

Luz traseira de neblina.

Como estamos falando no farol de neblina, temos que também lembrar de sua luz traseira.  Essa luz só deve ser acionada em caso de neblinas ou chuva forte. A luz emitida por esse farol é a mesma do freio, isso irá atrapalhar e muito o motorista de trás caso você esteja usando em um momento errado. Por ser muito forte, ela ofusca  e incomoda a visão de quem está atrás de você.

Multas

Sim, usar o farol de forma errada da multa.

Não andar com o farol baixo no momento correto a multa é do valor de R$ 85,13 e 4 pontos na carteira, o mesma coisa vale para que anda com o pisca alerta ligado. E tem mais, uma coisa que nem lembramos que existe, mas vale ficar atendo.

Sabe aquela luzinha lá na placa?

Então, se ela estiver queimada você leva a mesma multa e também 4 pontos na carteira.

Já que estamos falando de multas sabia que o farol está entre o principal vilão de multas em rodovias e estradas? Sim, ele é causador de recebimento de muitas multas  pós-viagem. Não deixe de conhecer também os outros mais comuns nesse artigo – Não leve multas, durante sua viagem.

Tem mais uma dica sobre faróis que esquecemos de comentar, não deixe de comentar logo abaixo.

Quer conhecer como nosso site funciona ?

Veja nosso vídeo Como funciona a Consulta Auto

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.