Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Dirigindo em dias de chuva

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Nessa época do ano se torna comum enfrentar a chuva e junto com ela vem algumas dificuldades como visibilidade menor, falta e aderência dos pneus, pista escorregadia e a água acumulada sobre o asfalto pode provocar situações especiais de perigo como a aquaplanagem, que é o “deslizamento” do carro sobre uma camada de água.

O ideal em caso de chuva forte é não enfrenta-las,  mas se for inevitável vale a seguir essas dicas:

  • Mãos no volante  – Atenção é fundamental pois numa situação adversa como um temporal, obstáculos podem aparecer a todo momento. Mantenha todas as distrações, longe de você, desligue o celular e segure firme no volante.
  • Reduza a velocidade –  Dirija com uma velocidade igual ou inferior ao limite do imposto na pista, principalmente, se o seu carro não for novo. Velocidades acima de 80 quilômetros por hora também não são recomendadas. Dirigir defensivamente em uma velocidade segura é importante, pois se algo aparecer na pista você terá tempo suficiente para tomar as decisões mais adequadas.
  • Mantenha distância –  Você nunca sabe  quando um acidente pode acontecer na sua frente ou mesmo o que os outros motoristas estão prestes a fazer. Uma regra de ouro para os dias de chuva é manter uma distância de três ou quatro segundos do automóvel que vai a sua frente.
  • Visibilidade é essencial – Verifique se seu limpador de pára-brisas está funcionando com eficácia. Nos períodos mais secos do ano, onde os limpadores são raramente usados, os raios ultravioleta do sol quebram a borracha e a palheta do equipamento. Para prevenir o desgaste excessivo, o ideal é acrescentar ao reservatório de água um aditivo de limpador (disponível em postos de combustíveis). Uma limpeza periódica com um pano úmido também ajuda no funcionamento das palhetas, tanto dianteiras, como traseiras. Outra solução eficaz é a realização do serviço de cristalização de pára-brisas, que forma uma película hidrofóbica no vidro do carro impedindo a água de se acumular.
  • Use o ar-condicionado – Para não atrapalhar sua visão é importante ligar o ar-condicionado mesmo em dias frios. Além de servir para desembaçar o para-brisas, ele absorve a umidade interna da cabine. Quem não possui o equipamento deve ligar o ventilador ou deixar os vidros com uma pequena abertura para que o ar circule.
  • Faróis e luz – Em dias de chuva lembre-se de ligar sempre os faróis do carro, pois as luzes (tanto dianteiras quanto traseiras) melhoram a visibilidade de seu veículo na pista. Se não se tratar de uma situação com neblina, faróis de luz baixa são o suficiente. Nunca acenda os faróis de luz alta sem necessidade, pois além de atrapalhar os outros condutores, as gotas de água refletem luz, dificultando sua visão.
  • Proteja-se – Chuvas de granizo podem danificar severamente a carroceria do seu carro, por isso se você for pego de surpresa nessa situação tente se proteger em um lugar coberto assim que possível. Postos de gasolina ou embaixo de viadutos podem ser a solução, mas nunca sob árvores pois elas atraem raios. Vias inundadas também devem ser evitadas. Elas podem esconder obstáculos e nem sempre permitem estimar a profundidade da água que pode danificar seriamente seu motor.
  • Terra da garoa – Tome muito cuidado com essa chuvinha fina que também costuma aparecer. A fina camada de água sobre os asfalto também é capaz de causar deslizamentos. Por isso, a velocidade também deve ser menor que em dias normais. Segundo nosso especialista, o risco de aquaplanagem do veículo está diretamente ligada a velocidade do carro.

Placa perdida em alagamento.

Nunca é recomendado passar com o veículo em pontos de alagamento porém muitas vezes é inevitável, e uns do problemas mais comuns é perder a placa no veículo. Se você passar por esse problema é necessário solicitar uma segunda via da placa de seu veículo.

Quer saber mais veja esse artigo – Perdi a placa de meu carro. o que eu faço?

Fonte: Carsale

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.