Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Entender sobre o número de chassi

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Abrimos esse tópico para que seja possível entender o número do chassi e defini-lo melhor. Já é  de costume ao adquirir um veículos, a primeiro coisa a ser feita é a consulta do chassi, mas poucas vezes realmente se sabe o que ele realmente significa.

Mas afinal o que é o número do chassi?

Quando é feita a consulta do veículo através do chassi, sabemos a identificação do veículo, sua procedência e origem.

Estrutura do Chassi

Antigamente o chassi era conhecido por ser toda a estrutura de montagem do carro, hoje o carro é montado através de uma carroceria monobloco. Essa carroceria é mais encontrada em carros modernos. Constituindo basicamente na seguinte estrutura. O assoalho é estampado juntamente com o restante da lataria, assim todas as partes do corpo do carro saem da linha de montagem como uma peça única. Em razão dessa característica deu-se o nome de monobloco. A grande vantagem de empregar esse tipo de estrutura está na redução de peso e também no comportamento dinâmico do veículo que fica infinitamente melhorado.

O velho chassi como muitos conhecem, foi planejado para ser uma peça separada da carroceria. Esse item é considerado uma espécie de espinha dorsal dos automóveis. Nela todas as demais partes são acopladas. O assoalho é separado do restante da carroceria e fica apoiado nas longarinas, travessas paralelas que ficam em toda a extensão do chassi. Esse conceito de uma peça separada da carroceria equipa os comerciais, como caminhões e picapes, pois reduz a possibilidade de trincas na estrutura, uma vez que esses veículos são mais exigidos na sua utilização, geralmente na capacidade de carga.m razão dessa característica deu-se o nome de monobloco. A grande vantagem de empregar esse tipo de estrutura está na redução de peso e também no comportamento dinâmico do veículo que fica infinitamente melhorado.

Então temos duas formas na estrutura de um carro. Ele pode ser monobloco, uma peça única que compreende assoalho, as laterais e o teto. Geralmente é utilizada nos automóveis de passeio. A outro forma é o chassi e carroceria separados, em que o assoalho é a estrutura principal do carro. A ele é acoplada a carroceria, com laterais e teto. Essa estrutura de duas peças é mais utilizada nos veículos comerciais, como picapes e caminhões.

Tudo bem, mas e os números ?

Sim, chegamos na parte mais importante.

No documento indiferente na montagem do automóvel, todos serão tratados de uma mesma forma. No registro consta uma sequencia de números e letras que informam a procedência, local de fabricação, ano, marca modelo e seu número de montagem. Pare evitar adulteração as letras “I”,”O” e “Q” foram proibidas por serem fácil de ser alteradas.

Como segue a imagem a baixo a identificação do chassi funciona na seguinte forma.

O primeiro dígito define a região geográfica

O segundo dígito representa o país de origem

O terceiro é o fabricante

Sequencia de seis dígitos que definem ao modelo, tipo, e demais informações do veículo.

Ano no modelo

Sequencia que correspondem ao local de fabricação e ao número de produção.

Entenda o Chassi

Para segurança sua e do veículo existe a opção de Vacina anti-furto que grava o número do chassi do veículo em algumas peças do carro, para evitar que estas sejam comercializadas no mercado negro. Mas mesmo assim pode ocorrer alterações no chassi e fazerem um veículo clonado, existem meio para identificar essas dicas você encontra em nosso post  – Como saber se o veículo é clonado?

Mas é o chassi Remarcado?

E comum muitas vezes se depara com um chassi que possui RM, isso significa que o chassi teve que ser remarcado por algum dano ou motivo, mais informações vale a leitura de outro de nosso artigo  O que é Chassi Remarcado?

É fácil localizar o número do chassi de um veículo ?

Geralmente tal informação se encontra no manual do fabricante, mas pode se levar em conta que geralmente fica no lado no passageiro. Porém não é um padrão, separamos uma lista dos locais mais comuns veja mais em  Como localizar o chassi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.