Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

O que devo saber antes de vender meu carro?

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Em algum momento será necessário vender seu veículo, seja para adquirir um novo ou até mesmo por tempo de uso.

Para realizar uma venda sem ter surpresas é interessante sempre estar inteirado sobre determinados assuntos para facilitar sua negociação. Em seguida vamos comentar sobre o que você precisa analisar para não sair no prejuízo ou ter sustos no meio de sua venda.

Documentação e débitos do veículo.

Essa é a principal etapa para você não encontrar dificuldades na venda de seu carro, moto ou qualquer veículo que possua. A documentação é algo fundamental para que não ocorra imprevistos ou até uma desistência por parte de seu comprador.

Então vamos ver o que precisa estar em dia:

1 –  CRV (Certificado de Registro de Veículo)

Esse é o principal documento para se realizar a transferência do veículo, esse documento é emitido no primeiro emplacamento do veículo. Caso você não possua ele em mão, será necessário solicitar a segunda emissão do documento no DETRAN de seu Estado.

Se você não sabe onde está, oriento ler nosso outro artigo –  O que fazer quando se perde o documento do veículo? – nele explicamos quais procedimentos precisam ser feitos para solicitar a segunda via.

2 –  Licenciamento do Veículo (CRLV)

Uma confusão que ocorre com muito motoristas é o CRV que citamos acima com o CLRV.

O CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) é uma taxa anual que permite a circulação do veículo em território nacional e possui seu vencimento conforme o final de placa. Se você está com ele atrasado ou também perdeu precisa regularizar o quanto antes. Sem ele em mãos além de não ser possível vender seu veículo, não pode circular com ele. E caso seja pego em alguma blitz poderá ser rebocado.

Para obter maior conhecimento sobre o assunto você pode ler sobre em nosso artigo – Licenciamento – Taxas anuais de veículo.

3 – Débitos do Veículo

Outro fator que muitos motoristas costumam enfrentar problemas na hora de passar seu carro para frente são débitos que o veículo possui em aberto. Se o veículo possuir IPVA, DPVAT e multas não serão possíveis realizar a transferência do veículo para o seu comprador. Além de ser um inconveniente pode resultar na desistência da compra do veículo.

Então a dica é, pague todos os débitos em aberto de seus veículos e procure verificar se existe algum que não seja de seu conhecimento para tomar a devida solução para vende seu veículo.

Se você não saber se possui multas veja em Como consultar Multas ?assim você fica ciente no que está em aberto e caso existir multas atrasadas veja como solicitar a a segunda via de pagamento pelo DETRAN ou em sites de bancos, algumas dicas você encontra em Como pagar multas atrasadas?

Pode acontecer de você também não ter recebido a notificação da multa dependendo a situação você pode até recorrer e não pagar a multa veja a seguir – Tenho multas e não recebi nenhuma notificação.

4 – Financiamento

O ideal é vender o veículo quando seu Gravame já estiver baixado e o carro totalmente em seu nome, para saber como fazer a baixa do gravame temos um artigo que explica todo o passo a passo deste processo – O que é Baixa de Gravame?.

Mas se ocorrer um imprevisto e você precisa vender o veículo antes de quitar totalmente o carro, saiba que é possível vende-lo.  Apesar de o lucro de sua venda seja um pouco menor é possível vende-lo explicamos todos esses detalhe em nosso artigo Como vender carro financiado?

Valor de venda do seu veículo no mercado

Valor de mercado do carro

Saber o quanto está valendo seu veículo no mercado é algo crucial para que você não venda ele muito abaixo no que realmente vale. Claro, precisa se levar em consideração a atual situação mecânica e visual do veículo.

Tenha em mente que os dois primeiros anos a desvalorização do carro é bem acentuada e nos anos seguintes se manter na média de 10% ao ano. Então procure realizar uma pesquisa pela internet por modelos de seu carro e ver o quanto estão pedindo e também faça uma consulta na Tabela FIPE, que indicara qual é o preço médio do seu veículo no mercado nacional. (Quer saber como a Tabela FIPE funciona? Veja aqui – O que é Tabela FIPE ?)

Se decidir usar seu carro como troca  para adquirir outro em uma concessionária ou loja, tenha em mente que costumam desvalorizar seu veículo entre 20% e 30% em relação a tabela de mercado.

O tempo ideal para se passar o carro para frente é entre 3 a 5 anos, isso para automóveis de passeio. Para  Veículo luxuosos, o prazo fica nos 3 anos.

Utilize a seu favor,  algumas observações como:

  • revisões religiosamente feitas em seu veículo dentro dos prazos corretos, respeitando a quilometragem  e as regras descritas no manual.
  • quilometragem do carro com base no tempo que ficou com ele

Lembre-se que a média anual de rodagem de um carro é de 12.000 KM por ano. Se dentro do período em que você ficou com o carro a quilometragem estiver abaixo da soma de tempo, pode já ser uma vantagem na hora da venda.

Outra coisa importante de ressaltar, se seu veículo possui 3 anos e um único dono. Ele é considerado seminovo, o que pode dar uma  valorizada em seu veículo.

Se possui dúvida de como definir quando uma carro é seminovo ou usado veja mais em nosso artigo – Qual a diferença entre seminovo e usado ?

Outra fator que não é muito favorável para a venda de um veículo é quando a fabricante de seu veículo cria um lançamento novo para o modelo de seu veículo ou até mesmo a descontinuidade dele no mercado. Quando é lançado um modelo novo geralmente se muda o design e qualidades técnicas além do conforto, isso gera uma grande desvalorização do veículo. Já se for a descontinuidade, o problema está ligado a manutenção do veículo devido a dificuldades de se encontrar as peças, procure vender o quanto antes.

Com essas dicas que comentamos fica mais fácil seguir o caminho da venda de seu veículo, mas fique sempre em alerta que o mercado automotivo é um mercado muito dinâmico. Não tome decisões por impulso procure analisar com calma para não ter arrependimentos depois.

Cuidado com a Transferência

Só transfira o carro para o nome do novo proprietário assim que estiver com o dinheiro na mão.  Se possível acompanhe ele ao cartório para realizar a transferência da documentação, se quiser saber os detalhes de uma transferência você poder obter essas informações em nosso artigo Como fazer a Transferência de veículo.

Ao menos tenha certeza que a comunicação de venda foi realizada, para assegurar que futuras infrações ou até mesmo acidentes envolvam seu nome, mais detalhes de como fazer você pode encontra em O que é Comunicação de Venda ?

Quer saber todos detalhes de um veículo ?

Faça a Consulta Completa são 10 consultas em uma só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.