Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

O que é a TabelaFipe ?

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Uma das referências mais utilizadas para se vender ou comprar um veículo e até mesmo realizar o seguro do veículo está na Tabela FIPE.  Essa tabela faz parte do cotidiano de vendedores e corretores de seguro para pode levar em consideração o real valor do automóvel no mercado e poder efetuar de melhor possível a transações.

O que é a Tabela FIPE ?

É uma tabela mensal que informa os valor médio de mercado que é apurada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas(FIPE).

A tabela se baseia em pesquisa de preços médios em todo estados brasileiros, descartando os valores muito acima ou abaixo da média. Fornecendo como base de calculo para o IPVA e contratos para segurados e financeiras.

É comum que em alguns estados os preços médios variem de acordo com a tabela devido a diferenças regionais.

Como Usar ?

De início é preciso acessar o site http://www2.fipe.org.br/pt-br/indices/veiculos/ e informar  os dados que serão solicitados. Que irá informar o valor do automovel atualmente no mercado, mas algumas coisa precisam ser consideradas.

Para Seguros

Para seguros dificilmente você irá escapar nos preços médios calculados para sua região quando maior que os da tabela FIPE, compensa verificar se o contrato do seguro tem o prêmio de 110% e fecha-lo.  Principalmente se seu automóvel possui equipamentos e acessórios diferenciados comparado ao modelo convencional.

Para Venda ou Compra

Se você está vendendo ou até mesmo comprando vale a pena utilizar os preços praticados no mercado de sua região.  Você pode até utilizar a tabela FIPE para se basear, mas não esqueça que é apenas uma referencia  e que existem outros fatores que influenciam no valor final do veículo, como KM rodados, estado de conservação, acessórios e equipamentos personalizados.

Uma dica útil tanto para quem compra como para quem vende ficar atento quando o mercado está passando por uma grande oscilação de presos, utilizar sites de classificados. Alguns modelos podem variar de preços de regiões diferentes.

Aproveite também para conhecer  Como carro comprar um usado com segurança

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.