O que é BIN?

O que é BIN?
 

A Base de Índice Nacional (BIN) é uma base de dados informatizada e centralizada que armazena informações oficiais do DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), contendo características e informações dos veículos pertencentes à frota nacional a partir do sistema de Regsitro Nacional de Veículo (RENAVAM).

Conforme explicamos em Como fazer o cadastro de veículo na BIN ?, o primeiro registro de um  veículo nacional  é realizado pela montadora no momento em que é feito. Esse processo é chamado de pré-cadastro, após de efetuado, somente o DENATRAN pode pode alterá-lo. As alterações ocorrem a partir das informações da bases de dados dos DETRANs,  atualizando quem é o atual proprietário do veículo e em qual estado o documento do veículo foi emitido, conforme seus atuais proprietários realizam as vistorias anuais e atualização do registro nacional.

Por que é importante fazer a consulta BIN ?

É de grande importância antes de adquirir um veículo usado confirmar se as suas características atuais e de seus agregados  conferem com o que foi montado de fabrica .  Em nosso site você pode realizar a consulta BIN (clique aqui para conhecer)que irá trazer todos os dados necessários para realizar essa conferencia.

Quais dados as consulta poderá informar?

A consulta irá informar as principais características do veículo como:

  • Renavam
  • Numero de motor
  • Cor
  • Combustível
  • Tipo do Veículo
  • Marca e Modelo
  • Gravame

E demais informações descritas em nossa consulta BIN .

Com base dessas informações é possível verificar se o veículo manteve sua originalidade.  Algumas modificações podem ter um impacto negativo para futura revenda do veículo.

Roubo e Furto do veículo.

Para os casos em que existe suspeita que um veículo é proveniente de furto a consulta BIN também é capaz de informar tal suspeita, conforme informado no inicio do artigo. A Base de Índice Nacional possui integração aos sistemas de DETRANs de todo país. Desde que a informação seja inserida na base de algum DETRAN com certeza irá constar na BIN.

Em casos em que o veículo foi retirado de circulação irá constar na consulta.

 As restrições financeiras aparecem na BIN?

Na mesma forma que a BIN acessa as bases dos DETRANs para se manter atualizada sobre a atual localização e situação do veículo, ela também possui integração o SNG (sistema Nacional de Gravames)  sistema responsável por inserir as restrições financeiras sobre um veículo.

Sendo assim somente que tem acesso ao sistema SNG como é o casos de financeiras podem inserir ou retirar a informação de gravame para um veículo, porém como são bases diferente ocorre ocasionalmente um atraso de atualização entre as duas bases. Conheça mais sobre o SNG

Tenha maior segurança e tranquilidade quando for adquirir um veículo, obtenha maiores informações na Consulta Auto.

 

 

Precisa consulta um veículo?

Conheça nossas opções de consulta de veículo

Receba Novidades em Seu E-mail

Cadastre-se aqui !



0 Comentários