Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

O que é o chassi ?

artigo de: Blog| Informativo
estrutura chassi

 Ao observar seu veículo, você já reparou em uma sequência de números e letras gravados em diferentes partes? Essa combinação alfanumérica é o número do CHASSI, essa sequência é como a “carteira de identidade” do seu veículo. Mais do que uma simples sequência, o número do CHASSI é uma peça fundamental quando se trata de veículos automotores, pois funciona como um código único que identifica cada veículo em todo o mundo.

   Embora pareça simples, o número de CHASSI agrega diversas informações. Ele é como um documento que guarda a história do seu carro, desde a sua origem e especificações quanto o seu histórico de uso. Aqui, vamos explicar em detalhes o que é , como ele é composto, sua necessidade para que seja iniciado o Pré Cadastro e posteriormente o cadastro correto na BIN e qual a sua importância para proprietários, compradores e o mercado automotivo. Descubra como essa combinação de números e letras pode ser uma ferramenta poderosa para garantir a segurança, a rastreabilidade e a compra e venda segura de veículos.

História da numeração do Chassi

   Com início nos Estados Unidos na década de 1950, devido a busca por um sistema de padronização para identificar os veículos produzidos, o Número de CHASSI ou também conhecido como VIN (Número de Identificação do Veículo), teve surgimento de tal ferramenta que poderia suprir essa necessidade. Mas apenas 1981 que a Organização Internacional de Padronização (ISO) publicou a norma ISO  3779 que instituiu a numeração do CHASSI como um código de 17 caracteres alfanuméricos, unificando a indústria global e impulsionando a segurança e o rastreamento de veículos.

   O Brasil aderiu ao sistema em 1986, posteriormente com a Resolução 24 do CONTRAN de 1998, passou a exigir essa numeração em veículos. A medida visava alinhar o país aos padrões internacionais, ajudando a combater o roubo e a fraude. A implementação gradual expandiu a obrigatoriedade do VIN para todos os veículos em circulação.

   Sua implementação foi fundamental para assegurar a compatibilidade com os sistemas internacionais. Essa formalização consolidou o número do chassi como uma ferramenta única e essencial para a segurança, rastreamento e o gerenciamento de veículos no Brasil.

Afinal, o que é a numeração do Chassi ?

   A numeração do chassi é uma sequência alfanumérica única de 17 caracteres que serve para identificar cada veículo. Mas você já se perguntou o que são esses dígitos? O que eles representam? Aqui vamos mostrar em detalhes sua estrutura, composição e o que cada letra e número representa dentro dessa sequência.

   Esses 17 dígitos estão divididos em três partes:

 WMI – Identificador de fabricante – Os primeiros três caracteres identificam o país onde o veículo foi fabricado e o fabricante

VDS – Descrição do veículo – Os caracteres seguintes fornecem informações sobre o modelo do veículo, seu estilo, motorização e outras características específicas.

VIS – Seção do indicador do veículo – Os caracteres finais indicam o número de série do veículo, que é único para cada unidade produzida.

   Assim, se pegarmos o CHASSI 9BWHE21JX24060960, teremos a seguinte divisão:

 

WMI – Identificador de fabricante mundial (1º ao 3º dígito):

9: Área geográfica

B: País de fabricação

W: Fabricante

 

VDS – Descrição do veículo (4º ao 9º dígito):

H: Modelo do veículo

E: Versão do veículo

2: Carroceria

1: Motorização

J: itens de série

X: Digito verificador

 

VIS – Seção do indicador do veículo (10º ao 17º dígito):

2: Ano de fabricação

4: Local de produção

060960: Número de série

   Podemos afirmar que o veículo foi fabricado na América dos Sul por iniciar com o 9, produzido no Brasil pela letra B e que seu fabricante é a Volkswagen pela letra W. Os demais números e letras serão as informações do veículo como comentamos acima.

   Ainda ficou com alguma dúvida ? Temos outro artigo que explica exatamente essa parte de decifrar e entender o chassi –  Entender sobre o número do Chassi.

Para que serve a numeração do Chassi ?

   O número do CHASSI é fundamental para o nosso dia a dia, desempenhando papéis cruciais. Ele proporciona uma identificação única para cada veículo, auxiliando na prevenção de roubo e fraudes. Além disso, o VIN é essencial para garantir a segurança, permitindo a comunicação de recalls específicos. Ele também registra o histórico completo do veículo, facilita transações de compra e venda de forma mais segura. O número também é fundamental para que seja iniciado o Pré Cadastro do veículo  do CHASSI e é necessário para o registro na BIN e licenciamento veicular junto aos órgãos de trânsito.

 

  •         Identificação: O VIN é único e com isso diferencia cada veículo no mundo, tornando mais fácil e ágil a identificação do veículo em caso de roubo e furto, casos de acidentes e até mesmo em clonagens de veículos. Por esse fato que esse número é gravado no  CHASSI, pois sendo uma estrutura de metal, dificulta sua adulteração e se caso ocorra, fica fácil a identificação de divergências. 
  •             Recall: O chassi permite que os fabricantes e órgãos de trânsito notifiquem os proprietários sobre recalls de segurança específicos para o seu veículo. Imagine receber um aviso sobre um problema potencial no seu carro antes que ele cause um acidente!
  •             Histórico veicular: Armazena informações importantes sobre a vida útil do veículo, incluindo data de fabricação, modelo, país de origem, opcionais e histórico de propriedade.
  •   Transações mais seguras: Facilita e assegura uma compra e venda de veículos ao possibilitar a verificação da autenticidade e do histórico do veículo, promovendo transações mais seguras e transparentes.
  •   Registro e Licenciamento: A numeração do chassi é essencial para o registro do veículo na BIN, por isso, nele contém as informações de onde o veículo foi fabricado, qual montadora o fabricou e suas demais características para que seja feito tal cadastro e também para que seja feito o licenciamento do veículo junto aos órgãos de trânsito, garantindo sua conformidade legal e permissão para circulação.

Como identificar o Chassi remarcado ?

 

   No Brasil, a remarcação do chassi é gerenciada pelos Detrans. Esse procedimento, que pode ser necessário devido à corrosão, acidentes ou em casos de incidentes de furto e roubo, essa remarcação demanda a apresentação de documentos, como laudos técnicos feitos por empresas credenciadas ou boletins de ocorrência e a presença no órgão de trânsito para apresentação de outras informações exigidas.

   Identificar um chassi remarcado pode ser difícil, mas é essencial para evitar diversos problemas, até mesmo legais. Para isso, faça um decalque do chassi e compare as informações com a documentação do veículo ou na base de dados BIN, que se feito de forma correta, irá constar a sigla REM no documento, também faça uma inspeção física do chassi, compare os números, procure por sinais de alterações, consulte especialistas e verifique o histórico do veículo. Adulterar um chassi sem a devida autorização e fiscalização do DETRAN é ilegal e pode ter consequências graves. Se houver suspeita, reporte imediatamente às competentes. Ficou com alguma dúvida ? Entenda mais sobre O que é Chassi remarcado ?

   Sigla REM no Chassi

A sigla “REM” no chassi indica que o número original foi remarcado. Isso pode ter acontecido por diversos motivos, como danos, roubo e furto do veículo ou até mesmo erro de fabricação.

   É importante verificar se o veículo possui a sigla “REM” antes de comprá-lo. Veículos com chassi remarcado podem ter dificuldade na venda, risco de perda e problemas com o seguro. Ao encontrar a sigla “REM”, consulte o proprietário do veículo, o histórico do veículo, solicite vistoria cautelar e exija documentação completa. Em alguns casos, pode acontecer de não se ter acesso imediato ao documento, assim, faça um decalque do Chassi de forma física, para que com esse número consiga posteriormente buscar as devidas informações. Comprar um veículo com chassi remarcado pode ser um grande risco.

   Aqui citamos alguns exemplos, quer se aprofundar mais no assunto ? Não deixe de conferir nosso artigo mais detalhado sobre O que é o CHASSI REMARCADO ? 

   Como fazer o decalque do Chassi ?

   O decalque do chassi nada mais é do que um método simples para registrar o número de identificação do veículo em papel. O decalque facilita a consulta do número do chassi e a anotação sem acessar o veículo. É fundamental e de extrema importância para primeiro registro, compra e venda, vistorias e diversas outras situações..

   Para tirar o decalque do chassi é necessário apenas um pedaço de papel sulfite e lápis. Geralmente, a numeração do chassi se encontra gravada geralmente dentro da cabine do veículo, no assoalho logo abaixo do banco do passageiro, é uma espécie de tampa, após entrar essa numeração, basta colocar a folha de papel sobre a sequência alfanumérica e passar o lápis por cima para que torne esses números visíveis no papel. Está pronto seu decalque do chassi de forma simples e rápida.

   Caso esse número não for visível, ou não sair no pedaço de papel, um laudo fotográfico pode ser necessário.

   Como posso consultar um chassi ?

Para realizar a Consulta de um chassi é muito simples, basta localizá-lo fisicamente no veículo e fazer o decalque do chassi como explicamos anteriormente ou pegar a numeração no documento CRLV, com a numeração em mãos, você poderá realizar a consulta em nosso site e obter todos os detalhes do veículo. Conheça a consulta – Base Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.