Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

O que é Perda Total do veículo ?

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Apesar de ser um termo comum, a perda total de um veículo só ocorre quando os devidos critérios são atingidos.

Falando em termos um pouco mais técnico,  a perda total ocorre somente quando existe um sinistro de grande monta. Esse termo monta por agentes de trânsito  para definir a real avalia causada no veículo quando é feito o boletim de ocorrência do acidente de trânsito.

Essa avalia pode ser definida como pequena, média ou grande monta.

Quem define se o sinistro foi pequena, média ou grande monta?

Essa definição só é possível seguindo critérios da resolução 297 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), onde o agente ou vistoriador com base no Artigo 2° na resolução poderá informar no B.O  do acidente a atual situação do veículo.

Esses critério tem por finalidade aumentar a segurança no trânsito, assim é possível determinar as seguinte hipóteses:

  1. O veiculo poderá circular imediatamente após o acidente;
  2. Só poderá circular após de da inspeção;
  3. não poderá mais circular;

Essas hipóteses citada acima são definidas através de pontuação dos danos sofridos, então definindo o grau do sinistro.

Sinistro de Pequena Monta

Ocorre a pequena monta quando o veículo sofre danos que afetem peça externas e/ou peças mecânicas e estruturais, mas que, quando substituídas ou recuperadas, permitem que o veículo volte à circular sem requerimentos adicionais de verificação, como um inspeção no caso.

Sinistro de média monta

Média Monta é definida para os casos em que o veículo sofre danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais, mas que, quando substituídas ou recuperadas, permitem que o veículo volte à circular após a realização de inspeção de segurança veicular e a obtenção do Certificado de Segurança Veicular – CSV.

Sinistro de Grande Monta

Danos de grande monta, quando o veículo sofrer danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais que o classifiquem como veículo irrecuperável.

Através dessa definição que surge a perda total. Em casos que envolve seguradoras, o inspetor faz a avaliação do sinistro ocorrido com o veículo e se os custos de reparação excederiam em pelos menos 75% o valor segurado. É frequente que a empresa seguradora incline-se a determinar o estrago como perda total (PT) do carro.

 Veja maiores detalhes na Resolução 297

A Segurado tem direito de receber a indenização?

A  seguradora através de obrigação contratual deve indenizar o segurado com base na tabela FIPE, o valor pode diferenciar devido ao estado de conservação do veículo e histórico de acidentes que possam desvalorizar o veículo.

Essa indenização pode ocorrer com a seguradora pagando o valor diretamente ao segurado ou oferecendo um veículo de qualidade equivalente com o que sofreu o sinistro.

O que devo fazer com o veículo sinistrado?

Você deverá solicitar a baixa definitiva de  circulação do veículo, para realizar essa baixa o veículo deve estar com todos seus débitos e multas quitadas.

A solicitação deve ocorrer no máximo 15 dias após de constatado a perda total do veículo, seguindo a Resolução n° 11/98 do CONTRAN. É vedado a remontagem do veículo utilizando o mesmo chassi e manter o registro anterior.

Dica que vale Ouro.

Para não ter surpresas quando comprar um carro usado, com apenas a placa do veículo e realize a nossa Consulta Completa para identificar se o veículo teve seu chassi recuperado ou até mesmo possui indenização total por parte da seguradora.

Com essa informação, você pode evitar comprar um veículo que possui depreciação da Tabela Fipe na hora de fechar o seguro ou até mesmo quando for revende-lo.

Veículo que possuem esse tipo de histórico e de procedência de leilão, são difíceis de contratar um seguro e muitas vezes revender futuramente para uma loja. Checando essa informação, poderá ser de grande ajuda para você não ter um prejuízo futuro ou até mesmo negociar melhor o valor do veículo na hora da compra.

 Gostou de nosso artigo?

 Não deixe de comentar e compartilhar.

Quer saber se o veículo possui Perda Total?

Apenas pela placa você obtêm essa informação. Realize nossa Consulta Perda Total

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.