Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

O que são rodas de Liga Leve?

artigo de: Blog| Dicas de Manutenção
Consulta Auto Imagem padrão

Muitas vezes ouvimos esse termo e apenas pensamos na parte estética no veículo mas será que ela é uma opção ?

Para responder essas e outras dúvidas levantamos algumas informações que você verá a seguir.

O que são rodas de Liga Leve?

Atualmente no mercado temos duas opções de rodas.  A roda de aço e a roda de liga leve.

A diferença da de aço para liga leve está no material  que ela é fabricada, a liga leve possuí uma combinação de silício e alumínio o que proporcionar ele ser mais leve e resistente. E claro, além de oferecer um mais opções visuais no que a de aço.

Mas qual a vantagens?

Além da parte de visual  a roda de liga leve, devido a possuir um peso menor que a de aço,  permite menor gasto de combustível.  Algo que pode ser relevado em época que o combustível está com o preço acima no que estamos acostumados.

Outra coisa que favorece a roda de liga leve e seu aquecimento, por ser de alumínio esquenta menos que o aço. O que oferece menos desgaste no sistema de frenagem. E para quem pensa em vender futuramente o carro, esse adicional pode acrescentar um bom valor.

E as desvantagens ?

Se pensarmos quase não temos desvantagens, ela valoriza o carro, deixa com um visual mais charmosa, ajuda na economia de combustível e sistema de frenagem. Será que tem uma desvantagem ?

Sim, tem. Possui a mesma resistência que as rodas de aço, mas na questão de danos superficiais temos alguns problemas. Se comparada com a roda de aço, que uma raspadinha nem se percebe a roda de liga leve já te denuncia. E pode causar  um estrago maior que o que era esperado.

Porém, nada proíbe de ser feito o reparo. Além de todas as rodas independente ser de aço ou liga leve vem acompanhadas de uma calota de plástico o que oferece uma proteção.

E o preço, se comparado com a de aço e maior, o que pode chegar em até 10 vezes.

Por que a roda de liga leve tem mais opções de modelos ?

Pelo fato de ser dois tipos de metais fundido, silício e alumínio precisam ficar em um estado líquido e depois despejados em um molde. Esse moldes pode ser de diversos modelos. As rodas de aço são criadas a partir de chapas prensadas.

Porém se comparadas com a de aço, a rodas de liga leve são mais espessas para equivaler a mesma resistência que a de aço, mas mesmo assim  o peso ainda continua sendo menor.

Como Funciona o balanceamento ?

Para as rodas de aço os pesos devem ser fixados por pressão  na borda do aro. Já na liga leve, até por questões estéticas, se usa o chumbo para colar a roda no aro.

Uma dicas para evitar manchas na hora de trocar o pneu, evite utilizar a chave de roda para apertar o parafuso. Utilize a mão para rosquear o parafuso só dando um aperto final com a chave de roda.

Agora basta colocar as duas em sua balança e escolher qual seria a ideal para você, ambas irão atender bem a única real diferença é a estética.

Quer saber mais sobre Pneu?

Não adianta em nada investir nas rodas sem pensar também nos pneus, em Entenda sobre Pneus e Aros explicamos informações e normas sobre os pneus. Indico também você dar uma lida para ficar mais por dentro do assunto.

E se você estiver pensando em comprar um carro.

Temos um artigo que ajuda escolher o melhor carro para o seu tipo de perfil, eliminando quaisquer dúvida que você possa ter sobre os tipos e modelos que exitem no mercado. Corre lá em nosso artigo Guia para escolher o carro certo para o seu perfil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.