Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Quando devo pensar em vender meu carro ?

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Quando o carro começa a ter visitas mais frequentes no mecânico é comum que as pessoas comecem a pensar que está na hora de vender o veículo. Mas somente a visita ao mecânico não é o fator que realmente determina que é o momento certo de se realizar a venda do carro. É indicado se realizar a avaliação geral  para manter o automóvel.

Entenda qual é o momento certo para se realizar a venda de seu carro.

Carro Zero quando vender

E fato que um veículo após de sair da concessionária perde em cerca de 10% a 30% de seu valor. E de carro zero, já passa a ser considerado seminovo.

Por isso adquirir um veículo novo uma vez ao ano não é nada vantajoso, quando se adquiri um veículo zero o mínimo recomendado para ficar com ele são 3 anos, assim é possível diluir os custos da perda de sua desvalorização ao decorrer dos 36 meses. E sempre bom você ficar acompanhando a desvalorização de seu veículo ao decorrer no tempo para evitar sustos quando for vender seu veículo.

Quer saber a diferença entre um seminovo e um usado – clique aqui !

Tempo de uso e Quilometragem

Um fator que precisa se considerado também é a quilometragem comparada ao seu tempo de uso. Média anual de quilometro rodados em um carro está em até 12.000 km. Ou seja, que vai comprar um carro que possui seu 3 anos de uso terá em mente que a quilometragem seja em torno de 36.000 km.  Sendo aceitável até  45.000 Km, mas dando margem para negociações.

Em média para se vender um carro, 5 anos de uso é um bom período, nesse tempo dificilmente irá causar grandes despesas. Após dos 5 anos de uso o veículo começa apresentar desgaste naturais de borrachas e plásticos utilizados nas peças. Isso ocorre devido a milhares solicitações e alterações de temperatura fazendo com que o material perca sua elasticidade tornando-se mais rígido e quebradiço.

Os exemplos disso são:

  • Pneus
  • Buchas
  • Borrachas
  • Mangueiras
  • Vedadores
  • Coxins

Os pneus possuem validade de 5 anos pelos fabricantes e as demais peças são as que costumam levar os carros com mais frequências nas oficinas.

Outros fatores que podem atrapalhar na venda de um veículo com mais de 5 anos de uso, são que as concessionárias não revendem veículo com esse período. Para evitar reclamações preferem passar o veículo para lojistas independentes.

A situação é um pouco pior quando o carro possui mais de 10 anos, geralmente a maioria das financeiras se recusam a financiar esse tipo de veículo ou desestimulam o financiamento cobrando taxas e juros mais elevados.

Comparar a manutenção com o valor atual no carro

comparar-manutecao-preco-carro

Analise o gasto anual que você está tendo com a manutenção do veículo.  Se o gasto anual ultrapassar 10% do valor de venda do carro, este é um sinal que está na hora de vendê-lo.

Esse cálculo se baseia na quantidade de visitas no mecânico, consumo de combustível e valor atual de mercado. Para isso basta ir na Tabela FIPE para saber qual é o valor de seu veículo atualmente.

Idas às oficinas e Revisões Periódicas

O fato de o carro ir mais vezes na oficina nem sempre quer disser que é a hora de vender o veículo.  Analise se é falta de revisões ou se realmente é devido ao desgaste de tempo de uso.

A revisão não é apenas as troca de óleo e filtros, existem outros itens que devem ser substituídos com o decorrer do tempo. Quando não trocados em seu devido tempo, acaba desgastando outras peças. Um exemplo clássico é a falta de alinhamento, que irá causar um desgaste mais rápido em pneus.

Lembre-se que uma boa revisão oferece uma sobrevida para o carro, o que pode ser uma ótima opção quando você não se encontra em condições financeiras para realizar a troca.  E se realmente for vender o carro e ele está em uma condição que precisa de maior cuidado quando o próximo dono o adquirir, ofereça um desconto para que o mesmo possa fazer os devidos reparos sem ter que entrar em conta com você após a venda.  A manutenção periódica não só valoriza o carro mas evita que ele se deprecie ainda mais.

Visual do veículo

Você compraria um carro arranhado, amassado com uma pintura desgastada?

Se você for comprar provavelmente irá querer um bom desconto, não é. Essa mesma regra será válida para a hora de vender seu carro. Se ele possuir algum problema em sua lataria, tente arrumar e decida se realmente vale a pena efetuar a venda ou não.

Fique atento com o Mercado

Muitas vezes não existe nem o interesse na troca do carro, mas o mercado muitas vezes te força essa troca para que não ocorra um prejuízo.

Fica sempre atento a notícias sobre novos modelos que iram aparecer no mercado, ou se a fábrica irá descontinua o modelo que você possui pode ocasionar uma desvalorização repentina em seu carro. O simples fato de uma fabricante fazer o reposicionamento para incluir um novo modelo e diminuir o preço dos demais modelos antigos também afetam no preço na hora da venda.

O pulo do gato e sempre vender seu veículo antes que venha um mais moderno ou ele saia de linha.

Aproveite a oportunidade

Se você não tiver mais contente com devida fabricante, seja devido  dificuldade para encontrar peças para a manutenção ou consumo alto e até mesmo falta de potência. Invista em outra marca que atenda sua necessidade.

Não fique também preso pelo dinheiro em sua decisão de troca. Analise se realmente vale a pena investir em um usado ou se o custo benefício fica melhor adquirir um zero que pode gerar menos despesas ao decorrer no tempo.

Considere também ler nosso outro artigo que informa – O que devo saber antes de vender um carro ?

Quer saber todos detalhes de um veículo ?

Faça a Consulta Completa são 10 consultas em uma só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.