Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Dicas matadoras para não errar na compra de um carro de leilão

artigo de: Blog| Leilão
Consulta Auto Imagem padrão

O leilão de veículo costuma ser uma opção na hora de conseguir algum veículo com o custo mais baixo que o valor atual no mercado. Um veículo de leilão pode custar até 30% mais barato, mas é importante estar ciente que existem riscos.

Quando um veículo está em leilão, não se sabe o atual estado em que se encontra nem existem garantias de seu funcionamento. Todos seus reparos, transporte e documentação fica por conta no  comprador . E além de tudo isso o valor precisa se pago a vista.

Para não cair em algum erro que possa se arrepender depois, separamos algumas dicas essências para você adquirir seu veículo através de leilões.

Conheça como funciona um  Leilão

Se você não possuir experiencias anteriores em leilão é indicado que procure participar ou se inteirar melhor de como funciona um leilão. Procure acompanhar os lances, se informar sobre os lotes e converse com pessoas que possuem experiencia sobre assunto para se familiarizar o melhor possível com as praticas de um leilão.

Visite o Leilão

Pátio de leilão de veículos

Se possível vá até o pátio onde está o lote de veículo para serem leiloados, não confie somente em fotos. Leve um mecânico para avaliar visualmente o estado do veículo, podendo identificar possíveis problemas que o veículo possui. Mesmo não sendo possível testar o veículo, ao menos o mecânico possui experiencia para identificar algum defeito, ou alteração fora do normal do veículo.

Procure Informações sobre o leiloeiro

Saber a procedência de quem está realizando o leilão e vital para que não ocorra problemas futuros, tente visitar a empresa, procure informações sobre ela na internet, Se possível converse com as pessoas que estão acostumadas em adquirir veículos de leilão para saber sobre a reputação da empresa no mercado.

Fuja de carro importados

Como dito antes, não se sabe a condições em que o veículo se encontra. Então tratando de carros importados, sabemos que as peças de reposição possuem valores altos e também são difíceis de encontrar.

Procure adquirir carros populares

Veja a lista de carros mais populares atualmente, além de serem mais fáceis de se comercializar futuramente e mais fácil encontrar peças para sura manutenção.

Realize uma pesquisa de Mercado

pesquisa-carro-mercado

Tenha como base um veículo no mesmo modelo em bom estado, e calcule qual será o máximo que você poderá pagar pelo carro no leilão e quanto poderá ser gasto para realizar o conserto. Vale lembrar que que será necessário pagar:

  • 5% do valor do lance para o leiloeiro
  • Taxas e débitos do veículo como multas IPVA, DPVAT
  • Transferência do veículo para o seu nome

Se ultrapassar o valor de um veículo em bom estado, repense e verifique se realmente vale a pena adquirir um carro de leilão.

Você pode se basear também na tabela FIPE, que informa qual é o valor atual de mercado para determinado veículo. Veja aqui  – O que é a Tabela Fipe ?

Procure informações sobre o edital do leilão

A informações sobre a procedência do veículo como origem do carro, informações sobre seu débitos e problemas são liberados no dia em que ocorre o leilão. Isso permite ter uma ideia se vale a penas ou não realizar lances para o veículo.

Utilize a tecnologia em seu favor, hoje é possível levantar as informações do veículo no próprio site do DETRAN ou empresas especializadas em consultas de veículos. É importante antes de tomar as decisões sobre qual lance máximo que você está disposto a dar o veículo, saber seu histórico, procedência e débitos.

Em um artigo explicamos Como consultar veículos de Leilão? (veja mais)

Veículo Sinistrado

Não é nada recomendado adquirir um veículo que está sinistrado, geralmente o concerto de veículo deste estado saem muito altos deixando inviável o investimento. E ainda pior para se vender futuramente, pois na documentação irá constar o veículo é recuperado.

Quais leilões valem ou não a pena?

Seguradoras

Leilões de seguradoras geralmente são os que mais possuem veículos com colisão ou problemas graves. Deixando o valor do conserto muito alto.

Ainda pode conter problemas de documentação e multas. Vale sempre conferir as informações do veículo que está sendo leiloada em uma outra fonte.

DETRAN

É necessário fazer uma boa verificação no veículo, geralmente ficam em pátio com céu aberto e demoram para ser leiloados. Podendo ter problemas com ferrugem e desgastes na pintura e lataria do veículo.

Além de problemas físicos, geralmente são veículo recolhidos por está com alguma documentação irregular ficando a critério do DETRAN se as pendência são quitadas com a compra do veículo ou não.

Financeiras e Empresas de Frotas

Geralmente está e a melhor opção, mesmo sendo carros rodados sua manutenção e documentação possivelmente está em dia. Geralmente ou são carros que forma apreendidos por falta de pagamentos ou renovação da frotas de veículos. Mas sempre existe o risco deo veículo possuir um problema maior no que é esperado, em leilões de veículo não existe garantia total de um bom funcionamento.

Seguro

Algo importante de ressaltar é o seguro para um veículo adquirido por leilão.

As seguradoras só aceitam veículo que possuam um laudo pericial por empresas habilitadas pelo IN METRO, informando que o veículo possui perfeitas condições de circulação e segurança.  Já para veículo adquiridos em empresa que estão apenas trocando a frota , ou veículos que não foram indenizados por roubo ou sinistros podem possuir seguro normalmente.

Vale lembrar a que a pratica de cobrar valores abusivos ou se negar a realizar o seguro de um veículo que é de leilão , se enquadra na prática abusiva com base no art.39,IX do CDC.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar na escolha de um veículo de leilão.

Não esqueça de comentar e compartilhar com seus amigos nossas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.