O que significa motor retificado?

motor-retificado

 

Com o passar do tempo as peças que constituem o motor vão tendo seu desgaste natural fazendo com que o motor perca desempenho.

Nesse momento que ocorre a retifica, um  motor retificado significa que ele passou por uma restauração, consertando as peças danificadas. A retifica de um motor é necessária quando o veículo já possui uma quilometragem muito alta algo em torno de 200.000 km.

Esse processo criar uma sobrevida para o motor, voltando a oferecer uma quase o mesmo desempenho quando ele saiu de fábrica. Se você está indo comprar um veículo usado e se deparou com a situação de um motor retificado montamos esse artigo para te ajudar a decidir se vale a pena a aquisição ou não. Vem com a gente !

O que pode causar um motor retificado ?

Além do tempo como citamos, a retifica pode ocorre quando o motor não possui uma manutenção adequada. A famosa fundição do motor que pode ser ocasionado pela falta de óleo ou até mesmo a falta de aguá no sistema de arrefecimento do veículo.

Motivos que levam a retificação do motor

Tirando as ocasiões onde o motor passou por um problema, a conclusão que um motor precisa ser retificado ocorre quando:

  • Consumo excessivo de combustível e/ou de óleo lubrificante
  • Superaquecimento
  • Perda de potência
  • Velas encharcadas de óleo e/ou cobertas de carvão e/ou borras
  • Excesso de fumaça saindo pelo escapamento
  • Motor apresentando fortes barulhos
  • Rompimento da correia dentada

Tipos de Retifica

Existem dois tipos de retifica a Parcial e a Total.

A retifica parcial, resume-se a parte de cima no motor (cabeçote, válvulas, guias, sedes e comandos de válvulas) ou a parte de baixo (bloco, camisas, virabrequim, pistões, bielas). Já a total é realizado em ambas partes.

O vídeo abaixo resume os processo da retifica de um motor

O motor não volta a ser como novo

Apesar da retifica recuperar bem a capacidade do motor, eles não volta a ser como quando saiu de fábrica. Isso porque a usinagem no processo da fabricação do motor e totalmente balanceada,  obtendo medidas pequenas e perfeitas sem possuir nenhum espaço de folga entre as peças. Toda essa perfeição ocorre por causa de sistemas computadorizados que as montadoras utilizam.

Também é necessário levar em compensação o fato que as peças perdem um pouco de sua resistência, como é o caso da árvore de manivelas durante o processo de retifica. Saindo um pouco do eixo original.

Essas alterações não comprometem o funcionamento, quando realizado em uma boa retificadora pode ser comparado a um novo em questão de rendimento e durabilidade.

Tem problemas comprar um carro com motor retificado ?

A compra de um carro usado envolve diversas analises, entre uma delas está o motor.  Com as explicações acima fica evidente que um motor que passou por uma retifica passou por um processo profundo de manutenção. Mas também não significa exatamente que o veículo não está em condições para ser adquirido, nesse momento precisa entrar em mais uma análise.

Qual foi o tipo de de serviço executado nesse motor. Nesse caso procure se informar nas seguintes condições:

  • Por qual motivo foi realizada a retifica;
  • Qual foi a empresa de usinagem e retifica que executou o serviço, verificando o prazo de garantia oferecido pela mesma;
  • Quantos quilômetros o carro já circulou depois da retifica, se já foram muito está próximo ao que comentamos no inicio coloque na balança se vale a pena a aquisição pois um motor só pode passar no máximo duas vezes pela retifica;
  • Procure orientação de um outro profissional para verificar se as condições estão realmente boas para a compra;

Hoje com todo aparato tecnológico que as retificadoras possuem, o motor retificado pode vale muito a pena por oferecer um desempenho próximo ao de um novo.

Cuidados que devem ser tomados

Se o motor faz pouco tempo que saiu na retifica alguns cuidados que valem a pena se tomados são:

  • Saia com o veiculo acelerando suavemente e conforme rotação insira marchas, não estique! Troque as marchas adequadamente, quando em percurso de testes;
  • Não rode com o carro em rotações muito baixas;
  • Não force o motor com cargas elevadas porque o efeito de vedação dos anéis do pistão ainda não está perfeitamente assentado;
  • Mantenha o nível de óleo entre o mínimo e o máximo;
  • Mantenha o nível da água entre o minimo e o máximo e com aditivo na dosagem correta;
  • Faça a primeira troca de óleo e filtro lubrificante entre 500–1000 km;
  • Verifique o sistema de arrefecimento: nível da água e tensão da correia.

Revisões no tempo certo

A maioria recomendam no máximo que ocorra três revisões para manter melhor qualidade serviço executado no motor.

Estas revisões são de extrema importância para prolongar a vida útil do motor, pois irão inspecionar itens como:

  • Regulagem das válvulas. Ponto importantíssimo pós-montagem;
  • Troca do óleo e filtro lubrificante;
  • Vistoria sobre vazamentos do liquido do arrefecimento e de óleo lubrificante;
  • Conferencia do sistema eletrônico (com aparelho Scanner);
  • Limpeza do filtro de ar;
  • Conferencia da tensão de todas as correias, principalmente dentada e os  tensores.

Tem como saber se o motor já foi retificado?

Sim, o primeiro índice para pode constar tal serviço foi executado é a quilometragem do veículo. Depois podem ser levar em consideração a aparência do cabeçote, se o mesmo parecer que foi lustrado e também houver aquele excesso de cola na tampa no carter vale a pena perguntar ao vendedor se o motor realmente não passou por nenhuma manutenção.

Em último caso, se vale a pena leve a uma inspeção e solicite o laudo do motor. Muito provável que podem identificar se passou por uma retifica ou se ao menos está em boas condições.

Mais Dicas

Na compra de um usado tem outros cuidados que vão além da saúde do carro como se o mesmo não e clonado ou até mesmo roubado. Para isso de uma olhada em nossa consulta CA- Consulta Completa.    Ele poderá te ajudar bastante nessa etapa de decisão de compra.

Recomendamos também a leitura do artigo Dicas para adquirir um carro usado com segurança

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