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Tipo de combustível e a saúde do motor

artigo de: Blog| Dicas de Manutenção
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Existe uma boa variedade de combustíveis a disposição para quem vai ao posto como etanol comum, etanol aditivado, gasolina comum, aditivada, premium e podium.  E com essas diversas opções fica a dúvida qual devo usar?

Comum ou Aditivada ?

Vai variar muito da forma que o motorista usa o veiculo. Vamos para os casos:

1 – Circular pouco com o veículo ou trajeto curto

Para os casos de pessoas que circulam pouco com o veículo  a gasolina comum pode causar problemas. Devido sua oxidação ser muito curta, ela forma uma goma  no fundo do tanque, e o resultado disso é  a geração de depósito dessa goma sobre as válvulas do motor .

Outro fato que prejudica são os trajetos curtos, que fazem com que o motor não atinja sua temperatura ideal de trabalho. Quando a gasolina não aquece totalmente, ela forma uma camada preta, uma incrustação que dificulta a refrigeração. O motor que trabalha em temperatura mais baixa carboniza mais.

Então procure realizar  a mistura  entre a comum e a aditivada isso ajuda  evitar que a sujeira acumulada provoque entupimentos.

2 – Roda  bastante com o veículo

Ai dependerá muito do gosto e do tipo do veículo. Se ele for flex é possível usar álcool ou gasolina comum, o fato de o veículo circular bastante são o inverso do citado acima. Quando o veículo circula por mais de 10 km o motor já está aquecido suficiente para utilizar de forma correta a gasolina comum e o tempo do consumo do combustível também será menor o que evitaque a gasolina oxide.

Mas o  que é melhor para veículo Flex?

Além da diferença de consumo, existe também a diferença do uso do veículo como citado anteriormente. Quem costuma variar de combustível está preservando melhor seu veículo.

Geralmente o etanol possui um poder de limpeza sobre a gasolina, o que favorece uma manutenção preventiva do veículo.

Seria recomendado só usar etanol no veículo para evitar poluentes?

Não, o etanol também tem suas desvantagens.

Caso fique velho, forma um gel no tanque de combustível  que é tão prejudicial quanto o da gasolina. E também é um combustível seco, que não possui lubrificação , gerando maior atrito entre as partes móveis do motor que entram em contato com o combustível.

A Shell  desenvolveu um aditivo para reduzir tais problemas, pode ser uma opção para quem costuma usar mais o etanol.

Não fique só preocupado com a parte física.

É importante ter um cuidado adicional com o motor, mas saber se os procedimentos burocráticos foram feitos de forma correta é muito importante também, para não correr o risco de ter seu carro apreendido. Verificar se o número de motor está corretamente cadastrado no DETRAN e saber se ainda ele é original no veículo e de extrema importância para não ter prejuízos.

Se quiser saber mais sobre o assunto indico ver nosso artigo –  Cadastro de Número de Motor

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