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Entenda sobre Pneus e Aros

artigo de: Blog| Informativo
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Mesmo as vezes não lembrando isso, sabemos que os pneus e aros são peças fundamentais para podemos usar o veículo. Então para melhor entendimento desse componente elaboramos esse artigo explicando de forma mais detalhada possível.

Normas

Segundo normas estabelecidas pelos fabricantes, cada pneu é projetado para ser utilizado com aros dentro de uma faixa de largura. Essas normas são definidas pela Tire and Rim Association (Associação de Pneus e Aros) nos EUA. A TRA tem estabelecido especificações técnicas que são baseadas em princípios de engenharia e ensaios práticos. Todo ano é publicado O TRA YEARBOOK o qual contém todas as Normas TRA e informações relacionadas aprovadas pela Associação.

Estas normas incluem:

• Características dos pneus
• Relação de carga dos pneus
• Dimensões
• Ensaios
• Largura do Aro
• Desenho e medidas das rodas

Estrutura do PNEU

Carcaça: parte resistente do pneu; deve resistir a pressão, peso e choques. Compõem-se de lonas de poliéster, nylon ou aço. A carcaça retém o ar sob pressão que suporta o peso total do veículo. Os pneus radiais possuem ainda as cintas que complementam sua resistência;Talões:constituem-se internamente de arames de aço de grande resistência, tendo por finalidade manter o pneu fixado ao aro da roda;

 

Parede lateral: são as laterais da carcaça. São revestidos por uma mistura de borracha com alto grau de flexibilidade e alta resistência à fadiga;
Cintas (lonas): compreende o feixe de cintas (lonas estabilizadoras) que são dimensionadas para suportar cargas em movimento. Sua função é garantir a área de contato necessária entre o pneu e o solo;

Banda de rodagem:é a parte do pneu que fica em contato direto com o solo. Seus desenhos possuem partes cheias chamadas de biscoitos ou blocos e partes vazias conhecidas como sulcos, e devem oferecer aderência, tração, estabilidade e segurança ao veículo.

Ombro: É o apoio do pneu nas curvas e manobras.

Nervura central: proporciona um contato “circunferencial” do pneu com o solo.

 

 

Identificando o PNEU

Na parte lateral dos pneus encontram-se gravadas várias letras e codificações. Entre estas encontram-se informações sobre o tamanho do pneu.

A medida dos pneus é indicada através de vários números e letras.  Por exemplo esta medida: 185/60 R 14 82 H é constituída pelas seguintes informações:

185- A largura do pneu em milímetros
60- O aspecto ratio (proporção entre altura e largura do pneu indicada em percentagem)
R- Indica o modo de construção – neste caso trata-se de um pneu Radial
14- Diâmetro da jante em polegadas
82- Índice de Carga
H- Índice de Velocidade

 

Outros Símbolos como:

M+S – Indica pneus para lama e neve

DOT Codes – Codificação para satisfazer os requisitos do departamento de transportes dos EUA que indica combinações de números e letras tais como DOT DVDE MTA 129

E-Marks – Pneus para venda na Comunidade Européia são obrigados a ter a E-marca de acordo com a ECE Reg – ex.: E4 027550

ARO

MEDIDA DO PNEU

MEDIDA EM MILIMETRO

145R13

562.2

155R13

578.2

165R13

594.2

165/65R13

544.7

165/70R13

561.2

175/65R13

557.7

175/70R13

575.2

185/60R13

552.2

185/65R13

570.7

185/70R13

589.2

195/65R13

583.7

195/70R13

603.2

205/60R13

576.2

215/60R13

588.2

225/60R13

600.2

235/60R13

612.2

155/65R14

557.1

165/65R14

570.1

165/70R14

586.6

175/60R14

565.6

175/65R14

583.1

175/70R14

600.6

185/55R14

559.1

185/60R14

577.6

185/65R14

596.1

185/70R14

614.6

185/75R14

633.1

185R14

651.6

195/55R14

570.1

195/60R14

589.6

195/65R14

609.1

195/70R14

628.6

195/75R14

648.1

205/55R14

581.1

205/60R14

601.6

205/65R14

622.1

205/70R14

642.6

215/60R14

613.6

225/55R14

603.1

225/60R14

625.6

235/60R14

637.6

245/60R14

649.6

185/55R15

584.5

185/65R15

621.5

195/45R15

556.5

195/50R15

576.0

195/55R15

595.5

195/60R15

615.0

195/65R15

634.5

195/70R15

654.0

205/50R15

586.0

205/55R15

606.5

205/60R15

627.0

205/65R15

647.5

215/45R15

574.5

215/50R15

596.0

215/55R15

617.5

215/60R15

639.0

215/65R15

660.5

225/50R15

606.0

225/55R15

628.5

225/60R15

651.0

225/70R15

696.0

235/45R15

592.5

235/55R15

639.5

255/45R15

610.5

255/60R15

687.0

265/70R15

752.0

265/75R15

778.5

285/40R15

609.0

295/50R15

676.0

345/35R15

691.5

31×10,5R15

763.5

195/45R16

581.9

195/50R16

601.4

205/45R16

590.9

205/50R16

611.4

205/55R16

631.9

205/60R16

652.4

215/40R16

578.4

215/55R16

642.9

225/40R16

586.4

225/45R16

608.9

225/50R16

631.4

225/55R16

653.9

235/50R16

641.4

235/60R16

688.4

245/45R16

626.9

245/50R16

651.4

255/40R16

610.4

265/70R16

777.4

205/40R17

595.8

205/45R17

616.3

205/50R17

636.8

215/40R17

603.8

215/45R17

625.3

215/50R17

646.8

225/45R17

634.3

235/40R17

619.8

235/45R17

643.3

245/35R17

603.3

245/40R17

627.8

245/45R17

652.3

255/40R17

635.8

265/40R17

643.8

275/35R17

624.3

275/40R17

651.8

285/60R17

773.8

315/35R17

652.3

225/40R18

637.2

235/40R18

645.2

245/40R18

653.2

255/35R18

635.7

255/45R18

686.7

265/35R18

642.7

245/35R19

654.1

255/35R20

686.5

285/30R20

679.0

 

Entenda o pneu

 

Índices de Velocidade

 

Todos os pneus contêm um símbolo em forma de uma letra que indica a velocidade máxima estimada. A tabela seguinte indica as velocidades correspondentes à letra.

 

Símbolo de Velocidade Velocidade Máxima km/h
mph
N 140 87
P 150 93
Q 160 99
R 170 106
S 180 112
T 190 118
H 210 130
V 240 149
W 270 168
Y 300 186
ZR 240 149

 

Índices de Carga

 

O número impresso na lateral do pneu refere-se ao índice da capacidade de carga e indica o peso máximo suportado pelo pneu em andamento e em velocidade máxima.  A lista de índices e dos pesos correspondentes vem a seguir:

 

Li kg Li kg
65 290 94 670
66 300 95 690
67 307 96 710
68 315 97 730
69 325 98 750
70 335 99 775
71 345 100 800
72 355 101 825
73 365 102 850
74 375 103 875
75 387 104 900
76 400 105 925
77 412 106 950
78 425 107 975
79 237 108 1000
80 450 109 1030
81 462 110 1060
82 475 111 1090
83 487 112 1120
84 500 113 1150
85 515 114 1180
86 530 115 1215
87 545 116 1250
88 560 117 1285
89 580 118 1320
90 600 119 1360
91 615  
92 630  
93 650

 

 Dicas  para a conversão do pneu:

• Verifique semanalmente a calibragem dos pneus.

• Alinhamento deve ser feito a cada 10 mil quilometros.

• O balanceamento deve ser realizado a cada 5 mil quilometros.

• Efetuar o “rodizio” a cada 5 mil quilometros

 

Algumas dúvidas:

Afinal, é ou não é proibido o aumento dos aros além do original?

De acordo com os itens I e II do artigo 8 que consta da resolução 292 do Denatran é proibido tanto aumentar quanto diminuir o diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Esse mesmo conjunto também não pode ultrapassar os limites externos dos para-lamas. Ou seja, é permitido fazer a troca dentro das normas da legislação, porém ao trocar as rodas originais, é preciso ficar atento. Quando aumentar o aro será preciso diminuir o perfil do pneu, ou seja, a altura, a fim de manter o diâmetro externo do conjunto roda/pneu inalterado.

Gostaria de trocar a rodagem de aro 14 para 15 de uma Montana. Haverá algum problema futuro com relação ao desgaste prematuro das peças da suspensão?

Antes de qualquer alteração é preciso ficar atento e considerar o diâmetro externo do conjunto formado por roda e pneu e também a descrição de serviço do pneu, representados pelo índice de carga e também pelo símbolo de velocidade. Os fabricantes de pneus alertam que o novo pneu deve ter a descrição de serviço maior ou igual ao original homologado pela montadora e a diferença do diâmetro externo com relação ao pneu original não deve ultrapassar 3% no caso de pneus de automóvel e 2% em pneus de camioneta radiais. Esse é o limite, sendo que o ideal para carros de passeio seja uma diferença abaixo de 2%.

No caso acima, o pneu que equipa a picape Chevrolet Montana é da medida 175/70 R14. Dessa forma, temos a seguinte situação:

Consideramos que 1 polegada é igual 25,4 milímetros. Desse modo um aro 14 terá 355,60 mm. Agora vamos às contas. Temos então 355,60 mm (da roda) + 2 x 122,50 mm (perfil 70% de 175 mm) = 600,60 mm. Esse é o diâmetro externo do conjunto roda e pneu.

Se alterar a roda e pneu original por um conjunto medida 175/65 R15, o diâmetro externo passará a ser de 608,50 mm, com uma diferença de 1,32%. Ou seja, dentro das exigências estabelecidas pelos fabricantes sem comprometer a atuação dinâmica do automóvel.

Meu carro usa o pneu de 185/55 R16. Faz muita diferença colocar um 195? Quais as vantagens e prejuízos?

Dentre as vantagens estão os seguintes aspectos. Primeiro vai melhorar a aderência, principalmente nas curvas, o desgaste vai ser reduzido e a precisão de direção vai melhorar. Já as desvantagens são o aumento de ruídos e também do consumo de combustível. Uma dica é fazer uma pesquisa se a nova medida não será um formato especial, menos utilizado. Se for uma medida menos usual os preços serão mais elevados e pode não preocupar nesse primeiro momento, mas ao precisar fazer a substituição de uma ou duas unidades apenas vai fazer toda a diferença.

Meu carro usa rodas com aro 16, mas quero colocar aro 19. Gostaria de saber se iria danificar algo ou não compensaria.

Antes de partir para uma alteração dessas é bom ter em mente que vai interferir no comportamento do automóvel. Em muitas cidades brasileiras aumentar o tamanho do aro não é vantajoso devido às condições das vias. O perfil do pneu certamente vai ser menor e o pneu com menos altura absorve muito mais as imperfeições da estrada. Em consequência, alguns componentes da suspensão serão mais exigidos e isso vai acarretar desgaste prematuro. Para essa alteração é importante ter bem definido o trajeto que vai se utilizar o carro, o investimento a ser feito e o desconforto a que os ocupantes irão se submeter. É importante também seguir a legislação no que diz respeito ao diâmetro externo do conjunto roda/pneu. Nessa alteração em especifico, o veículo vai perder em velocidade final, porém ganhará em aceleração. Além disso, tanto o velocímetro quanto o hodômetro passarão a indicar medidas diferentes da realidade, exigindo uma nova aferição.

Gostaria de saber qual a calibragem correta para andar na cidade e para a estrada?

A calibragem correta dos pneus de todo automóvel encontra-se no manual do proprietário. Em alguns modelos pode ser encontrado também em um adesivo fixado no lado interno da porta do motorista ou mesmo na parte interna da tampa de combustível. As calibragens não são diferentes se o veículo mantiver a mesma carga na cidade e na estrada. De todo modo convém saber que os valores são indicados para os pneus frios. Ao calibrar o pneu quando já estiver quente, ou seja, já tiver rodado mais de 1 quilômetro, deve-se aumentar o valor da calibragem em 2 libras. Isso é importante, pois quando os pneus esfriarem voltarão à calibragem correta que será em torno de 2 libras a menos.

OBSERVAÇÔES

1. Pneus de automóveis, carrinhas e caminhões têm de ter pelo menos uma margem de 1,6 mm nos 3/4 centrais à volta de toda a superfície;

2. Os pneus utilizados têm de corresponder ao automóvel em tamanho e especificação. A pressão dos pneus deve estar sempre nos limites previstos pelo produtor dos pneus ou pelo fabricante do automóvel;

3. Pneus de tipos diferentes (ex: radial/cross-ply) não devem ser montados juntos. Monte sempre só os pneus do mesmo tipo e com as mesmas dimensões;

4. O pneu não deve ter nenhum dano ou corte que chegue até as cordas;

5. Os pneus não devem ter bolhas ou rupturas provocadas pela degradação da estrutura nem devem estar expostas partes da corda ou dos cabos.

E como nossa última dicas se caso for comprar algum veículo usado fique atento com a Quilometragem, olhando a data de fabricação do pneu e comparando com a data de fabricação do veículo. Se for diferentes existe uma grande possibilidade de ter mais de 40 mil KM rodados.

E lembre fazer uma consulta veicular antes da aquisição de um veículo sempre vale a pena.

Quer uma dica para comprar carro usado ?

Montamos um Check list para te auxiliar na hora de comprar um usado e ficar sem medo de cair em uma cilada, veja em – Check list para comprar um usado.

Rodas de Liga Leve ou de Aço ?

E nada é mais interligado que rodas e pneus, e como estamos falando de pneus. Vale te indicar também a leitura de nosso outro artigo –  O que são rodas de Liga Leve ?nesse artigo explicamos quais suas vantagens e desvantagens diante a roda comum de aço e seu balanceamento.  Super indicada a leitura se você quer ficar por dentro do assunto de carros.

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