Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

O que é Sinistro de Veículo e Como Consultar

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Você sabe o que é sinistro de veículo? Esse termo pode parecer estranho, mas é muito presente nos contratos de seguro de automóveis. Ele faz referência à situações em que o carro sofre um acidente, batida ou outros danos. Existem diferentes tipos de sinistro, por isso é importante saber quais são cobertos pela sua seguradora.

Ou seja, se o seu carro está em uma enrascada e você precisa consultar o sinistro para resolver o problema, continue lendo esse artigo feito especialmente para você!

Conheça os tipos de sinistro de veículo e entenda o que é

Toda vez que um automóvel é batido, roubado, fica alagado durante uma enchente, é incendiado, etc, ele é considerado um “carro sinistrado”. Dependendo da situação, o dano pode ser parcial — no qual ainda há possibilidade de reparar o veículo —, ou integral, em que há perda total e a única opção da seguradora é fazer a indenização do valor completo. 

O sinistro também pode ser classificado em:

  • pequena monta: quando o automóvel é reparado após uma colisão (ou outros danos) e pode voltar a circular nas ruas sem precisar de inspeção de segurança;
  • média monta: na qual além de reparos e substituição de peças, o veículo precisa de uma inspeção de segurança para receber o Certificado de Segurança Veicular (CSV) para ser considerado apto para a circulação;
  • grande monta: geralmente ocorre em acidentes muito graves em que o veículo é definido como irrecuperável.

Vários tipos de sinistro de veículo costumam estar previstos nas apólices de seguro, porém algumas coberturas relevantes são opcionais. Antes de assinar um contrato, analise quais são as suas principais necessidades.

Como consultar o sinistro?

Antes de comprar um seminovo, é muito importante consultar o sinistro de veículo para saber se ele já passou por algum acidente. Você pode encontrar essa informação em sites que oferecem serviço de checagem utilizando o número da placa e chassi. 

Sendo assim, verifique nas observações do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) se há no histórico o registro de sinistro de pequena, média ou grande monta. Outra opção recomendada é a vistoria cautelar, que indica exatamente a situação do veículo.

Além disso, um carro recuperado precisa ter um Certificado de Segurança Veicular (CSV), por isso, veja nos próprios documentos se há uma sequência de números no CSV que declara em que estado o seminovo está.

Portanto, se vai comprar um carro usado, não se esqueça de verificar se ele é um veículo sinistrado, pois, além de segurança, isso afeta as limitações e novos seguros que você pretenda fazer.

Gostou do conteúdo? Então acompanhe o blog da Consulta Auto para continuar informado! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.