Carros Usados devem cair de valor em 2023

Após a pandemia o preço dos carros novos aumentaram de forma significativa devido a falta de fornecimento de semicondutores e outras matérias-primas, tendo maior demora no processo de fabricação.
Acompanhando a tendência, veículo usado e seminovos aumentaram também de valor devido o aumento de procura. No acumulado de 2020 a 2022 o aumento chegou a 28% e o aumento foi de forma mundial acumulando até 53% no aumento de usados.
Porém a tendência para o ano de 2023, e uma queda nos valores em 10% a 20%. Mas no Brasil, o movimento pode ser um pouco mais lento devido ao cenário econômico e fiscal. Tudo vai de acordo a queda de preço dos veículos novos.
A queda de veículos novo tendem a puxar para baixo o valor de veículos seminovos e usado. Mas tudo vai depender como será os valores dos componentes (como chips e semicondutores). Uma coisa sempre deverá levar a outra maior aumento de venda de veículos novos, menor procura de usado o valro consequentemente abaixa.
Queda de venda de usados no inicio de 2023
As compras de carros usados entre Janeiro e Fevereiro de 2023, tiveram uma redução de 7,40%. Porém comparado ao mesmo período do ano passado segundo a FENAUTO ocorreu aumento de 22% nas vendas de veículo seminovos e usados.
O que promete ainda ser promissor para esse setor de mercado.
Entre os mais vendidos ficam as marcas da Volkswagen, Chevrolet e Fiat.
Confira os 10 de carros usados mais vendidos:
- Volkswagen Gol – 52.420 unidades
- Fiat Uno – 29.550
- Fiat Palio – 28.597
- Chevrolet Onix – 21.694
- Fiat Strada – 21.189
- Hyundai HB20 – 20.301
- Ford Ka – 19.377
- Ford Fiesta – 18.968
- Chevrolet Celta – 18.533
- Toyota Corolla – 16.842
Vai comprar um carro usado ?
No artigo Checklist para comprar um usado, citamos alguns itens que precisa ser verificados para realizar a compra. Esses itens são:
- Condição do Pneu
- Vazamento de óleo
- Motor
- Freios
- Suspensão
- Câmbio
- Multas e débitos
- Financiamento ativos
- Restrições administrativas e judiciais
Sim, como pode ver escolher um veículo não é verificar seu preço e seu condição mecânica.
Precisa ficar atento com documentação e possível restrições para não ter maiores problemas quando for transferir o veículo para o seu nome.
Aproveite e faça uma consulta de veículo pela placa, e obtenha os dados do veículo.
Ficar atento também com outros itens como passagem por roubo e furto, quantidade de proprietários e registros ativos de leilão. Podem desvalorizar o carro e dificultar a opção de contratar um seguro.