Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Siniav – Chip em veículos pode ser adiado novamente

artigo de: Blog| Portárias no Detran
Consulta Auto Imagem padrão

O Siniav (Sistema Nacional de Identificação de Veículos) utiliza um chip de identificação eletrônica do veículo que é instalado no parabrisa.  Na prática o chip envia informações do veículo para os detrans como chassi, ano, modelo e placa, tais informação são capturadas por meio de antenas instaladas nas vias.

A obrigatoriedade começa a valer no dia 30 de junho, porém, pode ser adiado novamente a pedidos de DETRANS de todos Brasil .

Multas partir de Julho?

Tirando Roraima, nenhum outro estado fez a licitação para os equipamentos. No dia 29/04/2015(quarta-feira) 10 representantes de ministérios se reuniriam no Contran para solicitar o adiamento da resolução, porém, nenhuma alteração até o momento.

Mesmo se entrar em vigor no final de junho, os proprietários não poderão adquirir o chip devido o mesmo não ter sido homologado pelos DETRANS, o que vem causando grande impasse para que a resolução entre em vigor.

Qual são os custos ?

O somente o chip sem possuir as informações do veículo e instalação custa R$ 40. Esse vem sendo um outro impasse, que irá arcar com os custos?

A resolução 412 do Contran não determina o quanto e nem quem vai arcar com os sustos da instalação e configuração do chip.
“A maior dúvida dos Detrans é o fato de não termos orçamento específico para essa atividade, que tem um custo expressivo porque envolve tecnologia, para chips e torres de monitoramento. Não nos mexemos pelas dúvidas que temos sobre a transferência de um custo para o cidadão”, afirmou  no G1 Marcos Traad, presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), que são os responsáveis pela instalação.

Em Roraima, foi cobrado o valor de R$ 95,57 para os proprietários, porém por suspeita por cobrança abusiva e problemas de contratos com a empresa fornecedoras dos chips as instalações foram suspensas.

2012-11-14-SINIAV

Fornecedores dos Chips

Outro fato apontado pelo DETRAN-SP o fato de uma empresa estar homologada para fornecer os equipamentos do Sinav, no momento, “inviabiliza a concorrência” para uma eventual licitação publica.

Segundo o DENATRAN informou que possui uma empresa em homologação e uma outra em processo de certificação.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.