Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

7 cuidados que evitam desgaste do motor

artigo de: Blog| Dicas de Manutenção
Consulta Auto Imagem padrão

Apesar de ser simples, muitas vezes na pressa ou na dúvida não sabemos que podemos estar causando uma mal ao motor de nosso carro. Cada ação como colocar gasolina, ou acelerar um porquinho mais pode estar prejudicando a vida útil de nosso motor.

Seguem alguma dicas para te ajudar a manter a saúde do seu motor sempre em dia:

1 – De olho no óleo.

Não é segrego que o óleo é o principal lubrificante para manter a saúde no motor. Ele possui a função de retirar s fragmentos metálicos gerados do contato entre as peças por ele lubrificadas, por isso, é importante estar com ele em dia.

A troca deve ocorrer entre 10 mil quilômetros ou a cada uma ano. Porém muito cuidado, para quem vive em grandes capitais e possui um trânsito caótico, com superfícies irregulares e altas temperaturas, esse prazo pode reduzir par 5 mil ou 7 mil quilômetros ou dentro de um período de 6 meses. Fique sempre atento e procure a cada abastecida fazer aquele check-up no nível do óleo e sua viscosidade.

Na substituição sempre procure utilizar o lubrificante indicado pelo manual do proprietário.

2 –  Qual combustível devo usar ?

Em um outro artigo detalhamos esse assunto vale a pena conferir também Tipo de combustível e a Saúde do Motor.

De forma resumida e recomendado sempre usar a gasolina aditivada, por causa de seus aditivos que realizam a limpeza interna no motor.  Mas para quem costume de usar só a comum pode realizar o meio-a-meio entre aditivada e comum. Isso já irá ajudar fazer a manutenção de seu motor.

Já para quem tem o flex, pode optar de vez em quando varia entre o álcool e a gasolina. O álcool possui poder para limpar as impurezas na gasolina, também realizando uma manutenção preventiva do motor.

3 – Filtro de Ar e Óleo

Mantenha os filtros dentro do prazo estabelecidos pela montadora. Geralmente esses dois componentes devem ser trocados dentro de 10 mil quilômetros. O custo desses componentes e sua instalação  costumam ser baixos.

4 – Água do radiador

Apesar de ser uma coisa comum, porém que não pode descuidar. Manter o nível coreto  da água do radiador é fundamental para o bom funcionamento  do motor e sua consequente durabilidade. Sempre verifique se o nível da água está entre o mínimo  e o máximo.

Também sempre fique atendo como aditivo do radiador a cada 10 mil quilômetros, o aditivo é recomendado pela fabricantes para realizar a limpeza do arrefecimento.

5 – Troca de Marchas

Procure sempre realizar a troca de marchas de forma correta, evitando a esticada na hora de cambiar fazendo trocas suaves. Os manuais dos carros trazem a velocidade certa para as trocas, caso você tenha dúvida.

6 – Aceleradas

Aceleradas desnecessárias só aumentam o gasto de combustível e desgastam o motor. Parado, não fique acelerando. Também não acelere na hora da partida e quando for desligar o motor. No momento da arrancada, pise no acelerador somente o necessário. O conta-giros dos carros pode ajudar muito.

7 – Amaciamento

Carros novos ainda precisam de um período inicial de amaciamento. Pelo menos até os 3 mil quilômetros evite passar da velocidade recomendada pelo fabricante , tenha mais cautela nas aceleradas bruscas e não passe das 5.000 rotações por minuto. Outra dica é esperar por cerca de cinco minutos o carro aquecer nos primeiros 1 mil quilômetros. Esses cuidados no início podem influenciar na vida útil do motor do seu veículo.

Não fique só preocupado com a parte física.

É importante ter um cuidado adicional com o motor, mas saber se os procedimentos burocráticos foram feitos de forma correta é muito importante também, para não correr o risco de ter seu carro apreendido. Verificar se o número de motor está corretamente cadastrado no DETRAN e saber se ainda ele é original no veículo e de extrema importância para não ter prejuízos.

Se quiser saber mais sobre o assunto indico ver nosso artigo –  Cadastro de Número de Motor

Conhece a consulta por número de motor?

Obtenha todas as informações necessário apenas informando o número de motor. Clique e conheça detalhes de nossa Consulta de Motor

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.