Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Como proteger um carro da ferrugem?

artigo de: Blog| Dicas de Manutenção
Consulta Auto Imagem padrão

A ferrugem é um dos problemas que podem causar grande danos a todas as peças de um carro, seja na lataria até as peças do motor. Quando o veículo apresenta sinais de ferrugem é sinônimo de cuidado.

As causas mais comuns para ocorrer a ferrugem são a umidade e maresias em que o veículo passar ao decorrer do tempo. Ficar atento a pequenos sinais e ter certa cuidados pode ser vital para manter a saúde do veículo.

Mas o que é a ferrugem?

A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro, quando o ferro entra em contato com o oxigênio contido na água e no ar surge uma reação química que causa o desgaste e a corrosão lentas dos materiais.

Quando um automóvel inicia a apresentar sinais de ferrugem, indica que a superfície metálica esta em degradação é e preciso corrigir logo.

Como evitar

A melhor forma de evitar a ferrugem, independente de ser veículo novo ou velho, é prevenir. Para isso algumas técnicas podem serem adotadas para prevenir que seu carro apresente problemas de oxidação, aplique as práticas a seguir e fuja da ferrugem:

Pintura no Carro

Mudanças atmosféricas e proximidade do mar é os maiores causadores de desgastes das pintura de veículos.

  • Evite estacionar o seu veículo em locais que pega muita luz solar.
  • Se você possui garagem aberta utilize capa de proteção para seu veículo
  • Mantenha o máximo possível o carro encerado, isso evita o ressecamento da tinta.

indi.ca-Flickr

Amassados e Arranhões

Por menor que seja o arranhão,ele pode ser o primeiro passo para causar a corrosão da lataria de seu veículo. Procure corrigir essa pequena imperfeição logo.

Infiltrações de Água

Fique sempre  atento com as borrachas que possuem a função de evitar que a água entre no veículo. Quando as borrachas se desgastam ou  ficam ressecadas,  pode ser o principal fonte causadora de infiltrações em seu veículo. Com isso podem causar ferrugens e danos irreversíveis ao seu automóvel.

meuautomovelmaresia1

Passeios ao litoral

O que mais prejudica quando se vai ao litoral é a maresia, que podem causar corrosão na parte de suspensão, escapamento e provocar danos no amortecedor. Outra preocupação é a areia, que pode ser absorvidas pelo filtro de ar do motor, pelo filtro da cabine e se alojar em partes do veículo que usam lubrificação.

A dicas para fugir um pouco da maresia e da areia é colocar o carro em uma garagem fechada, ou fazer uso de capas para proteger o veículo. Se preocupe principalmente a noite, que é onde a maresia atinge sua maior intensidade.

Quando retornar , faça uma boa lavagem no carro e verifique a bateria e injeção eletrônica. Lembre-se também de limpar bem os resíduos de areia que possam estar no assoalho, a areia
contém resíduos de maresia que podem acabar gerando a necessidade de fazer a remarcação do chassi de seu carro.

Se ficar mais de 15 dias na praia, é indicado levar o carro em algum lugar que realize uma lavagem completa , tirando os bancos e carpetes tirando todas as impurezas com produtos neutros.

Outra dica é verificar se os terminais de bateria, conectores elétricos, filtro de ar, coifas e equipamentos de lubrificação estão livres de água e areia. Os conectores do sistema de injeção eletrônica e da bateria podem sofrer oxidações e provocar falhas no funcionamento do motor.

Faça uma verificação da caixa de direção do veículo e em seus amortecedores. Resíduos de areia e sal podem romper as coifas do amortecedor, comprometendo o desempenho da suspensão do veículo.

Resido no litoral, o que posso fazer?

O indicado é realizar a lavagem de seu carro ao menos uma vez por semana, a lavagem precisa ser tanto externa quanto interna e também o motor. Após disso encere o carro e se possível realize o serviço de polimento e cristalização. A cristalização ajudar proteger a pintura de seu veículo por uma ano.

Guarde o veículo em local fechado, ou como recomendamos a pouco utilize uma capa.

Quais riscos a ferrugem traz ao veículo?

A ferrugem não apenas uma imperfeição visual em seu veículo, mas representa um risco a integridade da segurança do veículo.Quando detectar uma mancha de ferrugem em seu carro, leve o carro a uma oficina mecânica.

Geralmente ela ocorre em locais desprotegidos como bandejas, parafusos, cabos e peças dos freios. Que com o tempo pode passar para os demais componentes e danifica-los. Podendo apodrecer longarinas dianteiras, que compõem a sustentação do câmbio e do motor. Se isso acontecer, podem causar o a queda do motor, travamento das rodas e estourar os pneus.

Artigos Relacionados:

Na dúvida sobre o veículo usado que vai comprar?

Descubra detalhes fazendo nossa Consulta Completa de veículo ela traz 10 consulta em uma só.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.