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Dica de como controlar a temperatura do motor (Arrefecimento)

artigo de: Blog| Dicas de Manutenção
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O Sistema de Arrefecimento é responsável por controlar a temperatura do motor

O Sistema de Arrefecimento é responsável pelo controle de temperatura dos motores e a explosão dos mesmos.  Antigamente a preocupação se era fazer a dissipação do calor do motor, hoje em automóveis modernos possuem um gerenciamento eletrônico que controla a quantia de combustível a ser injetado no motor e o ponto de ignição.

A mudança de temperatura no motor causa alterações em seu funcionamento podendo causar maior desgastes no veículo, ou seja,  o arrefecimento funcionando corretamente permite o motor permite ao motor funcionar em temperatura ideal representa mais durabilidade, menos manutenção, menor atrito e desgaste, economia maior de combustível, menor emissão de poluentes e aumento em seu desempenho.

Como funciona o Arrefecimento?

Sistema de arrefecimento
A bomba tem a função de fazer com que o líquido do arrefecimento circule pelo sistema, e até que este líquido atinja a sua temperatura ideal para o funcionamento o fluxo é impedido de ir ao radiador pela válvula termostática. No momento em que o líquido atingir a temperatura normal, parte deste fluxo poderá ser direcionado, pela válvula, até o radiador.

Quando a temperatura chega ao seu limite máximo, este fluxo de arrefecimento é direcionado para o radiador, por meio da válvula termostática. O aumento de pressão e de volume do líquido são diretamente relacionados com o aumento de temperatura. As válvulas que se encontram no reservatório, em sua tampa, servem para controlar a pressão deste sistema, cujo objetivo é atuar sob pressão e desta forma evitar danos no motor aumentando seu ponto de ebulição.

Conheça os componentes do sistema e veja como funcionam:

    • Bomba d’água: responsável pela circulação do líquido de arrefecimento pelo sistema.
    • Eletro ventilador: reduz a temperatura do líquido de arrefecimento no radiador.
    • Mangueiras: conecta os componentes do sistema.
    • Radiador:responsável pelo câmbio térmico do líquido de arrefecimento.
    • Sensor de temperatura: monitora a temperatura de trabalho do líquido de arrefecimento do motor e informa o módulo de injeção eletrônica.
    • Tanque de expansão: controla o nível do sistema e abastece o líquido de arrefecimento.
    • Tampa do tanque de expansão: controla a pressão do sistema.
    • Termo-interruptor (cebolão): é responsável pelo acionamento da ventoinha.
    • Válvula termostática: faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho.
    • Líquido de arrefecimento: controla a refrigeração, conserva as mangueiras, mantém a lubrificação da bomba d’água e conse

Modelo de arrefecimento do motor

  • rva o sistema livre de óxidos e corrosão.

Prevenção

  • – O líquido de arrefecimento deve estar sempre em dia, na proporção correta de água desmineralizada/aditivo (o manual do propr
    ietário tem esta informação). Isso evita danos à válvula termostática e demais componentes do sistema. Nunca adicione água da torneira no sistema, a não ser em caso de emergência extrema. Neste caso, procure uma oficina de confiança logo em seguida.
  • – Trocar o chamado líquido refrigerante a cada 50 mil quilômetros rodados.
  • – Verifique se existe deformações e ressecamentos nas mangueiras e fique atento com possíveis vazamentos.
  • – Verifique a tampa do reservatório.
  • – Se possível leve a uma oficina autorizada possa fazer esta avaliação com equipamentos adequados.

Sinais de Problemas

Motor com problema de arrefecimento

  • – Consumo elevado de combustível, motor aquecendo e baixo nível do líquido de arrefecimento são os mais comuns.

Manutenção

  • – O funcionamento do ventilador, as tubulações e galerias de passagem do líquido devem estar sempre limpas e desobstruídas.

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