Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Não leve multas, antes de viajar veja nossas dicas.

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Nas épocas de finais de semana prolongados, férias ou festas de final de ano, os motorista muita vezes ao simples fato de sair para viajar e se distrair ganham uma grande dor de cabeça.

É comum se dar uma grande importância na revisão  das condições mecânicas de seu carro antes de fazer a viagem, porém, é necessário além de cuidado da parte mecânica do veículo se atentar em  alguns equipamentos obrigatórios e documentações.

Se seu veículo não estiver de acordo com alguma norma, pode até ser rebocado. Para evitar isso, separamos uma lista que irá te ajudar  a organizar sua viagem sem correr riscos de ter alguma surpresa durante o caminho.

O que verificar no veículo antes de viajar ?

Além, na verificação na parte mecânica comum do veículo como óleo, freios e etc. É necessário  estar ciente das condições de equipamentos obrigatórios de seu carro, abaixo descrevemos os itens que você deve verificar:

  • Data de validade do extintor de incêndio
  • Estado do triângulo de sinalização
  • Estado do macaco e chave de roda
  • Sistema de Iluminação
  • Estado dos pneus e o estepe

Vale lembrar que tem veículos que possuem suas particularidades, então vale a pena dar uma lida do código 14/98 do CONTRAN (clique para ver).

Caso seu veículo apresente algum desses problemas citados acima,  e seja para por algum agente rodoviário, além do recebimento da multa e pontuação da carteira de trânsito. É necessário que resolva o problema antes de fazer sua volta para casa, se não terá seu carro recolhido.

Placa do carro

Você já se preocupo em verificar a placa do seu carro alguma vez ?

Acredite, a condição das placas são as maiores responsáveis pela apreensões de veículos em estradas. Sempre verifique:

  • Visibilidade da placa
  • Legibilidade das lestras e número
  • Condições do lacre da placa

Todos esse fatores citados acima geram a apreensão do veículo.

Insulfilm nos vidros

Regulamentação do Ilsulfilm

Outra prática irregular muito comum que gera retenção do carro é a de cobrir os vidros com insulfilm. A Resolução 73/98 do Contran limita que os vidros traseiros tenham 50% de visibilidade, os laterais da frente tenham 70% e o pára-brisa 75%. O motorista parado fora dessa regulamentação deve retirar a película dos vidros se quiser seguir viagem. Mas a multa é inevitável, R$ 127,69 a menos no bolso e mais cinco pontos na carteira.

Transporte de Bicicletas

Forma de transportar bicicleta

Forma incorreta de transportar bicicleta

Muitas pessoas adoram levar suas bicicletas para realizarem passeios no lugar onde será visitado, porém, alguns cuidados precisam ser tomados para que não receba multas.

Quando realizar o transporte de sua bicicleta se atente para o local onde ela será transportada. Esse local  não deve  atrapalhar a visão do condutor e também não deve impedir a visualização das lanternas e placa traseira do veículo.

Outra coisa que precisa ser verificada e a largura, se sua bicicleta exceder a largura do seu veículo é melhor pensar de uma outra forma de transporta-la.

Transporte de Crianças

Apesar de não ser nenhuma novidade, vale a pena ressaltar a informação.

Crianças menores de dez anos, deve ser sempre transportadas no banco traseiro do veículo, exceção somente para veículo onde só possua banco dianteiros.

Quais documento precisam estar em dia ?

Além do documentos de porte obrigatório como CRLV (Certificado de Registro Licenciamento Veículo) e CNH . Vale lembrar que o licenciamento do veículo precisa estar em dia.

Caso esteja com o licenciamento em atraso pode ocorrer a apreensão do veículo. Isso serve também para o caso de sua carteira de habilitação não esteja habilitada para o tipo de veículo que está sendo conduzido. Como por exemplo, só possuir carteira para dirigir moto mas está conduzindo um carro.

Já para caso de CNH vencidas, ou até mesmo caçadas, o veículo é retido para que seja apresentado um condutor corretamente habilitado para conduzir o veículo. Caso contrário, o veículo é encaminhado para o pátio.

Fique atento com os limites das Estradas

Limite de velocidade nas rodovias

Não receba multas RENAINF a toa, fique atento com as sinalizações e placas informando sobre o limite de velocidade e locais que é permitida a ultrapassagem. E claro, não beba antes de dirigir.

Ter um veículo apreendido em outro estado pode ser um transtorno e tanto para o motorista. Além da multa, o veículo fica retido no pátio do local onde foi apreendido e só é  liberado após o pagamento de todos os débitos.

Tomado todos esses cuidados em que citamos,  o trajeto de sua viagem terá garantia de tranquilidade e livre de qualquer preocupação.

Gostou de nossas dicas não deixe de compartilhar e comentar e boa viagem!

Recomendamos também

Saiba se o veículo possui débitos e está em dia com a nossa Consulta de Placa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.