Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

Cadastrar de veículo importado na BIN?

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Importar um veículo de fora não está entre as tarefas mais fáceis para um amante de carros importados.

Após de todo os passos para se importar um veículo, ainda precisa realizar o cadastro em nosso território nacional.  Aqui vamos dar algumas orientações para que você possa saber o que deverá ser feito, mas vale lembrar e sempre bom procurar um profissional para que possa te auxiliar nessa transição. Infelizmente não realizamos esse tipo de serviço.

Entenda o que é BIN – clicando aqui!

Antes de importar um veículo internacional

O primeiro passo para se importar um veículo é realizar um cadastro como pessoa física no Siscomex (http://www.portalsiscomex.gov.br/), que é um departamento da Receita Federal. Lá controla toda a parte de comércio exterior feitas no Brasil.

Será solicitado algumas informações como se você possui uma renda compatível com a nova aquisição e demais informações pessoais.  Se estiver tudo correto, você deve receber a senha do Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros conhecido mais como RADAR.

Licenças e Regras

Após de adquirir  essa prévia autorização, ainda precisa seguir uma regra básica que a aquisição de um veículo 0km ou um veículo com mais de 30 anos de uso. A loja onde você irá adquirir o veículo aind aprecisa emitir  um documento conhecido como Pró-forma Invoice. Esse formulário consta todas as características do veículo além de informações como dados do vendedor, do comprador, validade da proposta, previsão de embarque e preços com frete.

Com a Pró-forma em mãos é necessário solicitar um licença ao IBAMA, não você não leu errado. Sim o IBAMA, essa licença que precisa ser solicitada é conhecida como LCVM, sigla para Licença para Uso da Configuração do Veículo Automotor.  Através do Pró-forma que o IBAMA analisa se o veículo atende as normas de emissão  de poluentes e ruídos estipulados em nosso país.

Após da aquisição do LCVM é preciso solicitar  o CAT (Certificado de Adequação à Legislação Nacional de Trânsito) através do DENATRAN, é nessa etapa que será realmente comprovado que o veículo está de acordo com as leis de circulação brasileiras. Assim o DENATRAN, cadastra o chassi do veículo com as informações de fabricação como marca e modelo.

Conheça sobre cadastro de veículo nacional – Como fazer o cadastro de veículo na BIN ?

Licença de Importação

Agora chegou a hora de você realmente solicitar a licença de importação de seu veículo, basta apenas voltar ao SISCOMEX e solicitar a LI (licença de importação). Que ainda será analisada e aprovada pelo DECEX. Se ocorrer tudo certo você pode pagar o veículo através de depósito para que o vendedor possa emitir uma fatura comercial e uma ordem de exportação.

Chegada do Automóvel no Brasil

Com a chegada do veículo no Brasil, é preciso se encaminhar a Receita Federal com todas as documentações e fazer uma declaração de Importação. Será necessário pagar todos impostos como Imposto de Importação, IPI, PIS, COFINS e ICMS à vista. Infelizmente só de imposto será entre 80% a 100% do valor pago já no veículo.

Nessa altura o veículo já está cadastrado no Base de Índice Naciona (BIN), agora só falta realizar o complemento das informações e pagar mais algumas taxas entre elas são  IPVA, DPVAT, Licenciamento e primeiro emplacamento do veículo. Para isso vá até o DETRAN de seu estado e entregue as documentações solicitadas.

Realmente não é uma caminho fácil e muito menos rápido, para não passar por tantos obstáculos inicialmente procure por lojas que possam especializadas em importados que possam ter o veículo que pretende possuir. Além de ter de pronta entrega o preço pode ser um pouco menor que fazendo por esses métodos citados

Como saber se o veículo foi mesmo cadastrado na BIN?

Para isso é simples, você pode consultar o chassi em nosso site e saber se realmente o veículo foi cadastrado e se está correto. Evitando mais transtornos na hora de emplacar o recém-chegado veículo no DETRAN.

Para isso veja mais informações em – CA – Base Estadual

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.