Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

O que é leasing ?

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

O leasing  também conhecido como arrendamento mercantil, é muito parecido com um aluguel ,ou seja um aluguel com a opção de compra.

Para isso o a pessoa utiliza o veículo mas o mesmo estará no nome da financeira, para tal ação o utilizador se responsabiliza pelo atos e manter os débitos em dia.

Como são denominadas as partes?

A instituição financeira ou sociedade de arrendamento é denominado como arrendador.

Já o cliente que está adquirindo o automóvel é denominado de arrendatário.

Esse acordo é realizado através de um contrato de aquisição de um automóvel, onde o arrendatário escolhe o arrendador para a utilização do bem.

Na prática

A prática do leasing é utilizada principalmente para a aquisição de veículos novos. As principais vantagens em relação às outras opções de financiamento são as taxas de juros menos e a isenção do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Na maioria dos casos, as empresas não fornecem uma via ao cliente. A “opção de compra”, na prática não existe, quem adere aos sistema de leasing já está optando por comprar o bem. O que as empresas denominam “entrada” é, na verdade, uma parte do valor correspondente à opção de compra do bem, chamado de VRG (Valor Residual Garantido). Nas parcelas, além do aluguel é embutida uma parte desse resíduo. Em um contrato de arrendamento mercantil, a operadora deve oferecer todas as opções de pagamento do VRG ao cliente: no ínicio, no final ou embutido nas parcelas do aluguel.

Quem pode contratar ?

O leasing pode ser contrato tanto por pessoa jurídica como pessoa física. Geralmente o prazo mínimo para do contrato é de 24 meses para automóveis.

E quando acabar o contrato ?

No final do prazo, o arrendatário pode prorrogar o contrato, fazer a opção de compra, desistir da compra (devolver o bem) ou ainda indicar outro comprador, que irá adquirir o bem pelo valor calculado de acordo com os valores das contraprestações pagas e do VRG.

Caso escolha ficar como bem, o comprador (arrendatário) precisa estar com todas as parcelas quitadas para realizar a Baixa do Gravame no DETRAN, e precisa fazer a transferência no máximo 30 dias após de ter dada a baixa.

Saiba mais detalhes na baixa de gravame em – O que é baixa de gravame ?

Em caso de inadimplência

quando se fala em inadimplência no Leasing, pode se tomar dois caminhos. A tentativa de um acordo total da dívida ou ter o bem tomado pela financeira que posteriormente o mesmo será vendido em leilão.

Ainda caso o valor obtido no mercado for menor do que consta no contrato, o cliente deverá cobrir a diferença, descontadas as contraprestações pagas por ele. Os tributos que incidem sobre o leasing são o Imposto Sobre Serviços (ISS), PIS e Cofins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.