Segurança para negociar um usado
Resultado na Tela
Verifique Restrições e Débitos
Verifique Restrições e Débitos

O que é Recall ?

artigo de: Blog| Informativo
Consulta Auto Imagem padrão

Teste de recall com bonecos

De um tempos pra você deve ter percebido que sempre tem uma informação sobre e recall aqui, recall ali recall, recall e recall…..

Mas afinal o que é essa tal chamada Recall que principalmente grandes montadoras de veículo divulgam ?

O Recall é chamada de reparação quando algum produto seja ele veículo, eletroeletrônicos ,brinquedos, remédios  entre outros que possuíram um lote ou uma série inteira com falhas de produção.

O produto deve ser trocado ou consertado sem nenhum ônus por parte do comprador. Porém a finalidade principal do Recall é evitar ocorrências de acidentes, protegendo e preservando a vida e saúde e a segurança de quem adquiriu aquele produto.

No Brasil a palavra é normatizada pelo Código de Defesa do Consumidor, implicando que as empresas são obrigadas a anunciar a todos os consumidores que existe um erro na fabricação do produto e orientar qual atitudes serão tomadas para fazer a troca.

De acordo com a Lei 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor, “o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo, produto ou serviço que apresente alto grau de risco à saúde ou segurança das pessoas. Caso o fornecedor venha a ter conhecimento da existência de defeito após a inserção desses produtos ou serviços no mercado, é sua obrigação comunicar o fato imediatamente às autoridades e aos consumidores”.

Recall Automobilístico

No ramo automobilístico a chamada para reparo é muito mais comum e vista com maior frequência. Exatamente por oferecer maiores riscos de segurança ao utilizadores do veículo.

O veículo é um produto ativo que já pode ocorrer riscos por si só, porém se caso alguma peça ou montagem errada possa aumentar a probabilidade de uma acidente esse risco aumenta mais ainda.

Exemplos mais comuns são falhas em Air Bags, Cintos, Interruptor do vidro elétrico e travas.

Como saber se um veículo possui chamado para recall ?

Como comentei no inicio no texto a lei obriga as montadoras comunicarem o recall por meio de mídias e contato direto aos clientes.

Estou adquirindo um usado é possível verificar?

Sim, basta se você tiver o chassi do veículo e mais alguns dados você pode verificar na SERPRO. Veja mais no link a seguir: http://recall.serpro.gov.br/

O veículo usado possui chamado como proceder ?

Se o veículo é seu fica mais fácil, basta apenas levar atá a fabricante para corrigir o defeito, porém, se você está adquirindo o veículo converse com o proprietário do veículo e solicite a demonstrativo de que o veículo já foi corrigido. Geralmente a fabrica costuma emitir um documento certificando que o veículo já foi corrigido de falhas de produção.

Se o mesmo não tiver ou não tinha ciência de tal chamado, basta levar o veículo até a fabricante.

O valor do veículo diminui devido ao chamado ?

Em alguns casos específicos o chamado pode afetar no valor de revenda do veículo, principalmente se o problema afeta sua parte estrutural.  A indicação do PROCON e que sempre que um consumidor for adquirir um veículo usado procure saber se possui algum histórico de recall envolvendo o modelo pretendido.  Além disso, normas estabelecidas pelo Denatran e pelo Contran obrigam que conste no documento se o veiculo foi convocado para recall e se a reparação foi realizada no prazo de um ano. Caso contrário, a informação será anexada à documentação.

Passou mais de um ano do chamado, ainda posso ser atendido ?

Mesmo que se tenha passado um tempo, o consumidor ainda pode solicitar a reparação a qualquer momento, indiferente da idade do veículo. Outro detalhe importante se destacar é que o serviço relacionado a falha de fabricação não pode ser cobrado em hipótese alguma. O chamado só chegará realmente ao fim quando toda a frota defeituosa estiver reparada ou retirada no mercado.

Quais marcas que tiveram mais chamados até o momento ?

Abaixo listamos as  marcas com chamados de RECALL desde 2012.

  1. CHEVROLET com 58
  2. FORD e MERCEDES-BENZ com 52
  3.  VOLVO com 39
  4. LAND ROVER com 35
  5. CITROËN, HONDA, JEEP e VOLKSWAGEN com 29
  6. TOYOTA com 26
  7. Motos HONDA 25
  8. Motos BMW com 24
  9. BMW, PEUGEOT e motos YAMAHA com 22
  10. NISSAN com 21
  11. MITSUBISHI com 20
  12. CHRYSLER e RENAULT com 15
  13. AUDI, FIAT e SUBARU com 13
  14. Motos SUZUKI e HYUNDAI com 9
  15. Motos KAWASAKI com 7

Você pode ver mais informações dessas marcas atualizadas e também de outro segmentos no site no PROCON:  http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/relatoriosPHP/campanhas_recall_marca_modelo.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.